As rodovias estaduais de Minas Gerais vão ganhar 764 novos radares de velocidade em 2025. Conforme o Governo do Estado, o número de equipamentos passará dos atuais 536 para 1,3 mil, em uma iniciativa que visa reduzir acidentes e aumentar a segurança no trânsito.
Segundo o governo, a instalação dos equipamentos faz parte de um programa baseado em três pilares: controle de velocidade eletrônica, intervenções em pontos críticos das rodovias administradas pelo DER-MG e educação para o trânsito.
A meta principal é a prevenção e a redução de acidentes de trânsito nas estradas estaduais. Entre 2011 e 2024, o índice de acidentes em rodovias com controle eletrônico de velocidade caiu 77%.
Nos pontos sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), os registros de sinistros passaram de 22 mil, em 2011, para cerca de 5 mil em 2024.
Investimento e Licitação
O investimento previsto para os novos radares é de R$ 313.203.444,11, a ser alocado por meio de licitação pública. A abertura das propostas está marcada para o dia 10 de fevereiro de 2025.
A licitação será dividida em sete lotes regionais:
- Lotes de 1 a 6: realização dos estudos técnicos e pela disponibilização, instalação, sinalização, aferição, operação, manutenção, realocação, monitoramento e fornecimento das informações, dados e imagens ao DER-MG e ao Centro de Gerenciamento Operacional e Processamentos do departamento (CGOP).
- Lote 7: Dedicado ao Centro de Gerenciamento Operacional e Processamentos (CGOP), que terá como atribuições de assessoramento, monitoramento, vistorias e apoio no controle dos equipamentos em operação e em fase de implantação
Além de medir a velocidade, os novos radares possuem tecnologia para leitura automática de placas e coleta de dados como: tipo de veículo, velocidade média e tempo estimado de percurso. Essas informações poderão ser utilizadas para o planejamento de intervenções e melhorias nas rodovias.
De acordo com Cristiano Coelho, diretor de Operação Viária do DER-MG, os estudos técnicos asseguram que a instalação de radares é a melhor alternativa para determinados locais. Ele destaca que apenas 0,1% dos veículos que passam pelos equipamentos são multados, afastando a ideia de uma “indústria da multa”.
Já Rosely Fantoni, gerente de Educação para o Trânsito do DER-MG, reforça que a segurança no trânsito depende de conscientização. “A instalação de radares é para proteger motoristas e pedestres. Nosso papel é educar e conscientizar sobre a importância do comportamento adequado no trânsito”, afirmou.
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