A Agência Nacional de Mineração (ANM) encerrou o nível de emergência do Dique B, localizado na Mina Horizontes, da Vale, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A estrutura, que estava em nível 1 de emergência, recebeu a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) após obras de drenagem e investigações geotécnicas complementares.
De acordo com a Vale, o dique tem 45 metros de altura e armazena 841,8 mil metros cúbicos de sedimentos. A mineradora afirmou que, desde 2022, 17 de suas barragens saíram da classificação de emergência. Apesar disso, 14 estruturas ainda permanecem com algum nível de alerta em Minas Gerais, todas inoperantes.
O nível de emergência da ANM é dividido em três categorias. O nível 1, no qual estava o Dique B, indica anomalia de fácil reparo. O nível 2 ocorre quando as ações corretivas não são suficientes para garantir a estabilidade da estrutura, e o nível 3 representa risco iminente de rompimento.
Atualmente, duas barragens no Brasil estão em nível 3 de emergência, ambas em Minas Gerais. A Forquilha III, da Vale, está localizada em Ouro Preto, na Região Central do estado. Já a barragem Serra Azul, da ArcelorMittal, fica em Itatiaiuçu, na Grande BH.
A Vale destacou que segue trabalhando para garantir a segurança de todas as suas estruturas e reforçou que a maioria das barragens ainda em emergência já está fora de operação.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.