Um novo recurso passou a ser habilitado no PBH App a partir desta terça-feira (10): as vítimas de importunação sexual dentro do transporte coletivo poderão denunciar a conduta do próprio celular, via aplicativo. O recurso também pode ser utilizado por aqueles que testemunharem uma importunação sexual.
Para a formalização da denúncia no app, é necessário informar o número do telefone e do veículo, que fica exposto dentro do ônibus. Uma mensagem de alerta é gerada para a Cabine Lilás, no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), que a partir da localização via GPS, encaminhará uma viatura da Guarda Municipal ou da Polícia Militar para a interceptação do veículo e condução dos envolvidos à Delegacia de Mulheres.
A nova funcionalidade visa dar mais agilidade para a denúncia e tornar o transporte público mais seguro para os usuários. A funcionalidade é uma iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte.
Uma mudança é que não será necessário a intermediação do motorista diante de um caso de importunação sexual. Isso porque, atualmente, as vítimas devem recorrer ao condutor do ônibus, que aciona o chamado “botão do assédio”. Lançado em 2018, o mecanismo já foi utilizado cerca de 120 vezes. Em 2024, dados até 30 de novembro, foram 18 acionamentos.
No app
Já na tela de abertura do PBH APP estará a funcionalidade “Importunação sexual em ônibus”. Basta digitar o número do veículo e o telefone e na sequência o usuário receberá uma confirmação do envio da denúncia. O aplicativo está disponível para download na App Store e Google Play.