A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Polícia Federal, por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), realizaram uma operação conjunta, resultando na prisão de 147 pessoas envolvidas em crimes de estelionato digital. A operação, chamada “Se deu dúvida, é golpe!”, foi realizada durante todo o mês de novembro e teve um alcance além de Minas Gerais, com prisões também na Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.
Os detidos são responsáveis por 636 ocorrências de estelionato, totalizando 85 anos de condenação. Além do estelionato digital, os envolvidos também têm registros por outros crimes, como furto, roubo, receptação, tráfico de drogas e falsificação de moeda.
A operação é parte de uma megacampanha lançada pela PMMG com o objetivo de combater os golpes virtuais, especialmente aqueles que afetam a população mineira. A campanha, que começou em outubro, tem o slogan “Se deu dúvida, é golpe!”, e conta com apoio de influenciadores e veículos de comunicação, além de peças publicitárias como outdoors e cartazes.
A ação busca conscientizar principalmente os idosos sobre os diversos tipos de golpes aplicados na internet, como o “pix errado”, falsas promoções, atendentes de bancos fraudulentos, cupons de descontos e boletos falsos. A campanha também está sendo divulgada em rádios e redes sociais, com o influencer Tião Bruto Sistemático atuando como garoto-propaganda.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.