Uma casa e um posto de combustível foram atingidos pela pilha de rejeitos que desmoronou dentro da Mina de Turmalina, em Conceição do Pará, no Centro-Oeste de Minas Gerais, neste sábado (7).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o desmoronamento da pilha de rejeito da mira atingiu uma casa e parte do posto de combustível, porém sem danificar o tanque.
Outras dezessete residências, com um total de 67 pessoas, localizados no povoado de Casquilho, ao lado da mina foram evacuadas. As famílias foram encaminhadas para rede hoteleira de Pitangui. Ninguém se feriu.
“O cenário ainda é instável, ainda existe a possibilidade de novos deslizamentos e nós já trabalhamos com a possibilidade de evacuar todo o povoado”
Em nota, a Jaguar Mining, responsável pela mira, informou que “tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios” sobre a anomalia em uma pilha de rejeitos durante inspeção.
O que diz a Jaguar Mining
Nota na íntegra
“A Jaguar Mining esclarece que, na manhã deste sábado (7), na Unidade Turmalina (MTL), localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará, a equipe interna identificou uma anomalia em uma pilha de rejeitos durante inspeção. Imediatamente, a empresa tomou as devidas providências oficiando os órgãos fiscalizadores e regulatórios. A empresa está dando os devidos suportes para os moradores da comunidade local. Novas informações serão reportadas aos órgãos oficiais e responsáveis.”