A Polícia Federal promove, nesta terça-feira (17), uma ação de cumprimento de 19 mandados de prisão em Minas Gerais e em quatro estados contra suspeitos de tráfico internacional de drogas. Investigadores estimam que o esquema movimentou mais de R$ 2 bilhões em dois anos.
A operação seguirá ocorrendo ao longo do dia, mas até o momento já foram deflagradas 11 prisões, oito suspeitos ainda seguem foragidos. A decisão para o cumprimento desses mandados é da 10ª Vara Criminal da Justiça Federal no DF.
Conforme a PF, a investigação que desencadeou nesta ação, teve início em abril de 2023, após a apreensão de 1,5 tonelada de drogas e de cinco fuzis pela Polícia Civil do Amazonas. A droga tinha o Distrito Federal como destino.
Ao todo, já foram promovidas três operações com o objetivo de identificar os envolvidos, elas mostraram uma complexa rede de empresas de fachada que atuaria no esquema criminoso. Segundo as informações, essas organizações movimentaram os recursos dos suspeitos, inclusive realizando a remessa de valores para a Colômbia, para pagamento das drogas, onde supostamente os suspeitos residiam.
Além dos mandados de prisão, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão no DF, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Amazonas. A Justiça determinou ainda o bloqueio de contas ligadas a 38 investigados e a suspensão das atividades de sete empresas.
As investigações também apontam para 40 suspeitos que pertenceriam ao grupo criminoso, entre gestores financeiros, traficantes e laranjas. Também foram apreendidos armas, munições, drogas e bens como relógios e veículos de luxo.
Segundo a PF, além de tráfico e lavagem, as investigações encontraram indícios de crimes violentos praticados pelo grupo. Como no caso de um homem, que atuava no esquema como “mula”, transportando drogas, e foi sequestrado e torturado pelos líderes do bando, que suspeitavam do envolvimento dele com o desaparecimento de drogas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.