O Ministério Público de Minas Gerais, deflagrou a Operação Transparência, que tem como objetivo a apuração de fraudes tributárias por empresa que atua na distribuição de produtos e serviços para móveis, como painéis de madeira, acabamentos, ferragens, maquinários, entre outros. A ação ocorre em tres estados na manhã desta terça-feira (10)
Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de busca pessoal nas cidades de Montes Claros, no Norte de Minas, Ponta Grossa, no Paraná e Feira de Santana, na Bahia.
Além do crime tributário, os investigados pela operação poderão responder pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. As medidas têm como principais alvos as residências de empresários, gerente comercial e sede de empresas envolvidas nas fraudes.
As investigações apontam que os suspeitos realizavam a emissão de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) materialmente falsos. Para as autoridades, eles supostamente forjavam a escrituração de operações de circulação de mercadorias, acarretando sonegação do ICMS devido ao Estado de Minas Gerais, em um valor estimado de R$ 6 milhões.
Conforme o MPMG, essa sonegação tributária também acarretava distorção de mercado, uma vez que a empresa oferecia suas mercadorias a preços mais baixos do que os praticados pela concorrência, ampliando sua fatia no mercado regional.
A operação é resultado de uma Força-Tarefa constituída pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da 10ª Promotoria de Justiça de Montes Claros, do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Econômica e Tributária (Caoet), da Receita Estadual de Minas Gerais, da Polícia Militar e da Polícia Civil, na regional do Comitê de Interinstitucional e Recuperação de Ativos (CIRA) em Montes Claros.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.