Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Operação combate desvios de insumos do setor farmacêutico para fabricação de drogas no Vale do Aço

Operação combate desvios de insumos do setor farmacêutico para fabricação de drogas no Vale do Aço - Foto: Divulgação/PF

Operação combate desvios de insumos do setor farmacêutico para fabricação de drogas no Vale do Aço - Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou a 2ª fase da Operação Falcões de Aço no Vale do Aço, com o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em residências de agentes públicos e três mandados de prisão preventiva contra traficantes e integrantes de uma organização criminosa. A ação, realizada na manhã desta terça-feira (3), teve como objetivo o combate ao tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de capitais.

Na primeira fase da operação, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva, resultando na identificação de novos investigados. Entre os alvos estão empresários do setor farmacêutico, que forneciam insumos para adulteração de drogas, como cafeína, aproveitando sua atividade comercial para facilitar o acesso a esses produtos.

A investigação aponta que os insumos farmacêuticos eram desviados para adulterar cloridrato de cocaína, aumentando o volume da substância ilícita. Traficantes da região de Coronel Fabriciano utilizavam essas adulterações para ampliar seus lucros no mercado de entorpecentes.

Foram também identificadas redes de “laranjas” e transações financeiras complexas que envolvem traficantes locais e pessoas em áreas de fronteira conhecidas pelo intenso tráfico de drogas. A operação continua desarticulando a estrutura logística e financeira dessa organização criminosa.

Comentários
Sair da versão mobile