Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Minas Gerais tem 844 municípios sob alerta de chuvas intensas

Minas Gerais tem 844 municípios sob alerta de chuvas intensas - Foto: Por Dentro de Minas / Elberty Valadares

Minas Gerais tem 844 municípios sob alerta de chuvas intensas - Foto: Por Dentro de Minas / Elberty Valadares

Minas Gerais tem 844 municípios sob alerta de chuvas intensas com ventos de até 60 km/h, segundo o comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (16). A Defesa Civil também alerta para precipitações fracas nas regiões Oeste e Centro-Sul da capital mineira.

As cidades de Contagem, Betim e outras da região metropolitana estão incluídas na lista, que contém 99% dos municípios do Estado. Nas regiões da Zona da Mata, Sul e Sudoeste de Minas, pode cair granizo.

Segundo o Inmet, as pancadas de chuva podem variar entre 20 e 30 mm/h ou 50 mm/dia de volume de água, o que é considerado intenso e classificado como “perigo potencial”. O Inmet também alerta para a chance de ventos de 40-60 km/h.

Chance de granizo

Nas regiões da Zona da Mata, Campo das Vertentes, Sul e Sudoeste de Minas Gerais, a situação é mais crítica. São 286 municípios sob alerta de “perigo”, segundo o Inmet. A previsão indica chuvas de 30 e 60 mm/h ou até 100 mm/dia, com queda de granizo, acompanhadas de ventos de até 100 km/h.

“Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, informou o instituto.

Belo Horizonte

O Inmet também aponta para os riscos da reciptação que atingem a capital mineira, que nas próximas horas pode ter pancadas de chuva de 20 a 40 mm com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. Em complemento, conforme a Defesa Civil, há a possibilidade de deslizamentos na regional Oeste. O comunicado do órgão, válido até amanhã (17), recomenda atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros.

Veja recomendações da Defesa Civíl

Comentários
Sair da versão mobile