O fotógrafo mineiro Flávio de Castro Sousa, também conhecido como Flávio Carrilho, teve o nome incluído na Difusão Amarela da Interpol a pedido da Polícia Federal do Brasil, na última quarta-feira (4). Ele foi visto pela última vez em um apartamento de aluguel por temporada em Paris.
A lista contém nomes de pessoas desaparecidas ao redor do mundo e emite um alerta para as autoridades policiais dos países membros da organização internacional. O brasileiro, recém incluído no alerta, está desaparecido desde 26 de novembro.
Conforme os relatos, ele e o sócio foram para Paris no dia 1º de novembro para fotografar uma cerimônia. Após o trabalho, Flávio decidiu estender a temporada na cidade até o fim do mês para descansar.
O último contato do desaparecido com amigos ocorreu na tarde de 26 de novembro, uma terça-feira. A mensagem enviada a um colega francês dizia que ele iria descansar, já que havia sofrido um acidente no dia anterior e teria perdido o voo de volta ao Brasil.
O check-in já estava concluído na companhia aérea, mas o fotógrafo decidiu estender a estadia. Na data, ele fez contato com a empresa responsável pelo aluguel do imóvel onde estava, a fim de ampliar o contrato por mais alguns dias.
O celular dele foi achado na manhã da quarta-feira (27), um dia após o desparecimento, num vaso de plantas em frente a um restaurante próximo ao rio Sena. O aparelho foi localizado por pedestres, que o deixaram com a gerência do estabelecimento. Quando a mãe do fotógrafo ligou para tentar falar com ele, funcionários atenderam e explicaram como haviam encontrado o telefone.
Outro elemento investigado foi a mala de Flávio, que foi aberta pela Polícia Federal na sede da Embaixada do Brasil na França. Amigos e autoridades consulares acompanharam o procedimento. Os agentes não identificaram elementos que podem desvendar o paradeiro dele. O celular e o computador serão levados para perícia no Brasil.
Sistema de alertas
Criada em 1923, a Organização Internacional de Polícia Criminal, conhecida pelo acrônimo Interpol, facilita a cooperação policial e o controle do crime no mundo.
Por meio de alertas emitidos pela instituição, as forças policiais de 196 países membros são mobilizadas entre si, com informações relacionadas a determinadas investigações.
Os avisos, também chamados de “difusões”, são classificados a partir de um sistema de cores e têm finalidades diferentes. São eles:
🔴 Red Notice (Difusão Vermelha): Aviso para buscar a prisão ou detenção provisória de pessoas procuradas com vista à extradição;
🟡 Yellow Notice (Difusão Amarela): Aviso para ajudar a localizar pessoas desaparecidas, muitas vezes menores de idade, ou para ajudar a encontrar pessoas que são incapazes de se identificar;
🔵 Blue Notice (Difusão Azul): Aviso para localizar, identificar ou obter informações sobre uma pessoa de interesse em uma investigação criminal;
⚫ Black Notice (Difusão Preta): Aviso para buscar informações sobre corpos não identificados;
🟢 Green Notice (Difusão Verde): Aviso para alertar sobre atividades criminosas de uma pessoa, caso ela seja considerada uma possível ameaça à segurança pública;
🟠 Orange Notice (Difusão Laranja): Aviso para alertar sobre um evento, uma pessoa, um objeto ou um processo que representa uma ameaça iminente e perigo para pessoas ou bens;
🟣 Purple Notice (Difusão Roxa): Aviso para fornecer informações sobre modus operandi, objetos, dispositivos e métodos de ocultação utilizados pelos criminosos.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.