A Defesa Civil Municipal de Belo Horizonte informou que, há cerca de dois anos, constatou trincas, rachaduras e infiltrações de longa data na casa onde aconteceu o desabamento e matou três idosas no bairro Paraíso, na Região Leste da capital mineira neste sábado (28).
Segundo o órgão municipal, uma vistoria foi realizada em 16 de julho de 2022, envolvendo duas residências no lote afetado. Na ocasião, foram identificadas várias irregularidades que colocavam os imóveis em risco como infiltrações intensas na laje, deterioração de tijolos e ferragens expostas.
“Com base nas condições observadas, concluiu-se que eram necessárias intervenções técnicas urgentes para assegurar a estabilidade das estruturas e prevenir riscos iminentes de desabamento”, afirmou o órgão.
Apesar da situação, a casa não foi interditada, segundo o órgão municipal, pois não existia “risco iminente de desastre”. Porém, uma notificação foi elaborada para orientar o responsável do imóvel de suas obrigações e responsabilidades, como providenciar um profissional técnico habilitado para promover a mitigação do risco e recuperação do local, incluindo o isolamento das áreas afetadas e o monitoramento constante dos danos, garantindo a segurança dos ocupantes.
“A responsabilidade, manutenção, estabilidade, conservação, fechamento, segurança e salubridade do imóvel, conforme artigo 8º da Lei Nº 9725, é do proprietário”, concluiu.
Idosas soterradas
Três mulheres morreram soterradas após o desabamento da casa na Rua Isaura Possidônio, na tarde deste sábado (28). Os corpos de mãe e filha, de 60 e 80 anos, foram os primeiros a serem localizados pelos militares. No fim da tarde, as guarnições dos Bombeiros retiraram o terceiro corpo dos escombros.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.