As intensas chuvas que atingem Minas Gerais desde setembro deste ano levaram 13 cidades a decretarem situação de emergência, conforme divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec). O período chuvoso já resultou em 140 pessoas desabrigadas e 293 desalojadas. Municípios como Brazópolis, Uberaba, Alfenas, Conselheiro Pena e Franciscópolis enfrentaram tempestades, vendavais e enchentes, que causaram significativos danos materiais e sociais.
Em boletim publicado neste domingo (24), a Cedec alertou para a situação crítica nos seguintes municípios: Brasópolis, Galiléia, Mendes Pimentel, Rochedo de Minas, Guaranésia, Uberaba, Tapira, Conselheiro Pena, Alfenas, Carlos Chagas, São José da Safira, São Geraldo do Baixio e Franciscópolis. O comunicado também destacou a primeira morte registrada neste período chuvoso no estado, ocorrida em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Morte de influenciadora digital
A vítima, Jhei Soares Martins, de 28 anos, foi arrastada por uma enxurrada após tentar escapar do carro que começou a alagar na Avenida Rondon Pacheco, em Uberlândia. A chuva intensa, que acumulou 55 mm em apenas 30 minutos, causou o transbordamento de vias e dificultou a mobilidade. O caso aconteceu na madrugada deste domingo e foi amplamente registrado por vídeos de moradores. Apesar dos esforços do Corpo de Bombeiros e do marido da vítima, ela não resistiu.
A tragédia gerou grande comoção. O governador Romeu Zema e o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, lamentaram a morte de Jhei e destacaram a necessidade de medidas preventivas em períodos de chuvas intensas. Nas redes sociais, mensagens de solidariedade de amigos, familiares e seguidores também foram acompanhadas de alertas da Defesa Civil sobre cuidados durante tempestades.
Alerta contínuo
Com o período chuvoso previsto para se estender até maio de 2025, a Cedec reforçou a importância de seguir orientações para evitar tragédias. A população pode se cadastrar para receber alertas meteorológicos por SMS ou WhatsApp e acompanhar atualizações pelos canais oficiais. Entre as principais recomendações estão evitar áreas de alagamento, buscar abrigo seguro durante tempestades e acionar os serviços de emergência em situações de risco.
A Cedec também destacou o aumento de 85,7% no número de decretos de emergência em comparação ao mesmo período do ano passado. Com isso, as autoridades seguem monitorando as regiões vulneráveis e adotando medidas para minimizar os impactos das chuvas, enquanto as comunidades atingidas tentam se reerguer diante das perdas.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.