O 5° Batalhão da Polícia Militar, em parceria com outras instituições de segurança pública do Estado, promoveu uma operação de ocupação no Aglomerado Ventosa, na região Oeste de Belo Horizonte. A operação que tem como objetivo a prevenção de homicídios e a contenção da ação de criminosos locais na abordagem indevida a cidadãos, especialmente a motoristas de aplicativo, na região, ocorre na manhã desta quinta-feira (14).
Mobilizada após criminosos instalarem um regime de controle paralelo de circulação no aglomerado, mais especificamente após um vídeo feito no mês passado viralizar. A ação fez parte da operação Lumen Pacis.
No conteúdo viralizado, um motorista de aplicativo foi abordado por traficantes armados ao errar o caminho e entrar no aglomerado. Com medo, o motorista tenta voltar de ré, mas é parado pelos criminosos. “Aqui é biqueira, ninguém quer roubar não. Nós é traficante. Se você volta de ré, a gente ia meter bala (sic)”, diz um dos homens.
Norteado pelo combate ao tráfico, associação para o tráfico e outros crimes conexos no aglomerado, a ação visou o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão contra pessoas supostamente atuantes no tráfico de drogas e outros crimes na região.
Segundo a Polícia Militar, há uma organização criminosa estruturada no aglomerado. O Ministério Público e a Polícia Militar conseguiram identificar qual é a estrutura organizacional criminosa, bem como os envolvidos e a função que exerciam no grupo criminoso. O grupo é suspeito de aterrorizar moradores e pessoas que passam pelo local.
A operação segue em curso e até o momento foram apreendidas: cinco pessoas, duas granadas bélicas, um valor de R$ 7.597, três armas de fogo, dezessete munições, porções de maconha, 14 celulares e materiais parra a dolagem de drogas.
A ação é coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em atuação conjunta com a 11ª Promotoria de Justiça de Belo Horizonte, com o 5º Batalhão de Polícia Militar da Capital e com o Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas. A operação contou com 60 policiais militares, um promotor de Justiça e uma guarnição do canil da Polícia Militar.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.