O ônibus da linha 9214 (Caetano Furquim/ Havai) que atingiu a creche Ana G Castilho, no bairro Salgado Filho, na Região Oeste de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira (1º), é novo e começou a rodar nesta quinta-feira (31).
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o veículo, com autorização de tráfego válido até 3 de novembro de 2026, realizou quatro viagens ontem e duas viagens hoje.
“A PBH reforça que vai aguardar a apuração do ocorrido por parte dos órgãos de segurança e que vai cobrar providências por parte da empresa responsável pelo ônibus”, afirmou.
Acidente
O ônibus, com cerca de 40 passageiros a bordo, descia uma rua íngreme quando os freios falharam. O veículo colidiu com o muro de uma creche municipal, invadindo o imóvel. Testemunhas relatam que o motorista gritou por socorro.
Conforme a PBH, onze pessoas ficaram feridas no acidente, mas nenhuma sofreu ferimentos graves. As vítimas foram socorridas e encaminhadas para unidades hospitalares pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Creche vazia
Por sorte, não havia crianças na creche no momento do acidente, já que o feriado do Dia do Servidor Público havia sido alterado. A Secretaria Municipal de Educação enviará uma equipe de engenheiros para avaliar os danos ao prédio e iniciar os reparos, que serão custeados pelo Município.
Investigação em andamento
A BHTrans irá avaliar as condições da via e estudar a possibilidade de implementar melhorias de segurança, que já conta com sinalização horizontal e vertical. Técnicos da Sumob já estudam a mudança do trajeto da linha 9214.
A Defesa Civil também foi acionada para realizar uma vistoria no imóvel. A Polícia Civil investiga as causas do acidente. A corporação informou que deslocou uma equipe da perícia oficial até o bairro Salgado Filho, na capital, onde foi registrado acidente de trânsito com vítima.