Um menino, de apenas 5 anos, filho de uma estudante de doutorado da Universidade Federal de Lavras, no Sul de Minas, não resistiu aos efeitos do veneno de um escorpião e morreu na manhã deste sábado (30).
A criança foi picada no último domingo (24), enquanto pedalava com a família na avenida central do campus da UFLA. Após a queda, o menino foi atingido pelo ferrão do animal peçonhento. Imediatamente, foi socorrido e levado para o Hospital Vaz Monteiro, onde permaneceu internado em estado grave.
Durante toda a semana, a comunidade de Lavras se mobilizou em apoio à família do menino. Moradores organizaram vigílias em frente ao Hospital Vaz Monteiro, na esperança de um milagre. Mas, a criança não resistiu e faleceu.
A UFLA emitiu uma nota de pesar, lamentando profundamente a perda da criança e oferecendo solidariedade à família enlutada. Neste momento de profunda dor e luto, expressamos nossos mais sinceros sentimentos aos pais, demais familiares e amigos. Que encontrem conforto em meio ao luto e nas memórias de amor”, afirmou.
“A Diretoria de Meio Ambiente (DMA) já foi acionada para que as equipes de trabalho façam inspeções de áreas do câmpus, e será providenciado o reforço emergencial da dedetização anual realizada de janeiro a maio de 2024. A UFLA também garantirá o andamento célere das ações que vinham sendo providenciadas para controle de pragas, com a contratação de empresa especializada para atendimento periódico, o que está na pauta de prioridade institucional devido a demandas anteriores apresentadas por laboratórios da Universidade”, finalizou.