O Metrô de Belo Horizonte terá o intervalo entre as viagens modificado por dez dias devido a revitalização da via permanente, entre as estações Santa Efigênia e Santa Tereza. As mudanças têm como objetivo avançar nas obras de modernização do sistema.
Entre os dias 14 e 24 de novembro, durante os dias úteis, o intervalo entre as viagens será de 13 minutos nos horários de pico e de 20 minutos nos demais horários.
Data |
Dia da semana |
Horário |
Intervalo |
Baldeação em Santa Tereza |
15/11 a 17/11 |
sexta-feira (feriado), sábado e domingo |
5h15 às 23h |
20 minutos |
Não |
18/11, 19/11, 21/11 e 22/11 |
segunda, terça, quinta e sexta-feira |
5h15 às 8h30 |
13 minutos |
Sim |
8h30 às 16h30 |
20 minutos |
Não |
||
16h30 às 19h |
13 minutos |
Sim |
||
19h às 23h |
20 minutos |
Não |
||
20/11 |
quarta-feira (feriado) |
5h15 às 23h |
20 minutos |
Não |
23/11 e 24/11 |
sábado e domingo |
5h15 às 23h |
20 minutos |
Não |
Na Estação Santa Tereza, haverá necessidade de baldeação nos horários de pico, o que significa que os passageiros deverão desembarcar e embarcar no trem da via oposta para continuar sua viagem. Nos horários de menor movimento (vale), a baldeação não será necessária.
O funcionamento das bilheterias e estações seguirá normal das 5h15 às 23h, todos os dias. Segundo o comunicado da mudança, o horário de pico será das 6h às 8h30 e das 16h30 às 19h.
A empresa responsável pelo Metrô BH informou que a escolha deste período considerou os feriados nacionais de 15/11 e 20/11, quando há uma redução no número de passageiros.
Durante a operação especial, haverá reforço na comunicação, com avisos sonoros e sinalização visual, além da presença de colaboradores nas estações para orientar os usuários.
Obras
As obras de revitalização da via permanente visam proporcionar viagens mais regulares, com menos ruído e mais segurança. O início dos trabalhos está previsto para a noite de quinta-feira (14/11), às 23h, com conclusão esperada para segunda-feira (25/11), antes da abertura das estações.
O processo de modernização começou em novembro de 2023 e já teve seu primeiro trecho concluído, entre as Estações Eldorado e Calafate, em março de 2024. As atividades incluem a substituição dos trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMVs) e dos lastros (camada de pedra britada). Também estão sendo trocados os dormentes de concreto e madeira, além de outros componentes essenciais para a segurança e funcionamento do sistema.