Uma megaoperação da Polícia Militar, contra fraudes online, prendeu 90 suspeitos de estelionato em Minas Gerais e também nos estaods de Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
A operação, faz parte da campanha publicitária “Se deu dúvida, é golpe”, idealizada pela instituição com o propósito de combater os crimes de estelionato virtuais, acontecerá durante todo o mês de novembro. A operação tem parceria com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco), da Polícia Federal.
Além dos 86 presos em Minas Gerais, houveram duas detenções em Goiás, uma em Mato Grosso e outra no Rio de Janeiro.
A porta-voz da PMMG, major Layla Brunnela, relatou a importância da campanha e da atuação integrada entre as polícias. “Todas as ações de comunicação, preventivas e operacionais, voltadas para uma melhor qualificação dos dados, acabam sendo reforçadas por ações repressivas qualificadas integradas, como é esse caso da Polícia Militar, por meio da Diretoria de Inteligência (DINT) e, também, da Polícia Federal (PF), pontuou.
“Essas prisões, inevitavelmente, combinarão com prevenção qualificada e prevenção de ilícitos, além de mostrar uma resposta imediata para a sociedade mineira”, avaliou a major.
Prevenção
A megacampanha “Se deu dúvida, é golpe!” da PMMG, lançada em outubro, foi abraçada por veículos de comunicação e influencers, além de contar com as diversas peças publicitárias, que estão sendo divulgadas em outdoors e cartazes com dicas de segurança em locais com grande circulação de pessoas, em todas as regiões de Minas. Além de spot de rádios e publicação de vídeos nas redes sociais.
O objetivo é conscientizar a população mineira, principalmente os idosos, sobre a atuação de criminosos que utilizam a internet para aplicar os mais diversos golpes de estelionato, como pix errado, promoções tentadoras, falsos atendentes de bancos, cupons de descontos e boletos falsos.
Tendo o influencer Tião Bruto Sistemático como garoto-propaganda, a campanha integra as estratégias da Polícia Militar para redução da criminalidade em Minas e foi elaborada com base no tripé: comunicação, inteligência e operações.