Isabel Salomão, considerada pela Federação Espírita Brasileira uma das personalidades mais destacadas da doutrina no país, faleceu no Hospital Santa Casa de Misericórdia, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, onde estava internada desde o dia 3 de novembro. A morte foi confirmada na madrugada desta segunda-feira (11).
De acordo com familiares, Isabel Salomão estava com a saúde mais debilitada e chegou a ser transferida para o CTI da unidade de saúde no sábado (9), mas não resistiu.
Segundo a Federação Espírita Brasileira, a médium é uma das personalidades mais destacadas da doutrina no país, ao lado de Chico Xavier, que atuou até os 92 anos, e Divaldo Franco, que tem 97 anos.
Conhecida como Dona Isabel, ela nasceu na cidade de Rochedo de Minas, na Zona da Mata mineira, em 22 de setembro de 1924. Ela era filha de imigrantes libaneses. Ainda menina, aos nove anos, já dizia ver ‘coisas’, fato que já premeditava seus grandes feitos dentro da matriz espírita.
Criação da ‘A Casa do Caminho’
Isabel e o esposo, doutor Ramiro Monteiro de Campos, fundaram em 1974 o Centro Espírita ‘A Casa do Caminho’, em Juiz de Fora.
Com o tempo, a iniciativa se transformou em uma comunidade, enquanto o casal construía uma família. Para eles, foi a realização de um sonho após quase três décadas dedicadas à Doutrina Espírita.
A médium esteve à frente da Casa do Caminho até 2014, quando completou 90 anos. Mesmo após essa data, continuou ativa, gravando vídeos com mensagens inspiradoras.
* Sob supervisão de Elberty Valadares