O Governo de Minas Gerais anunciou que o 13º salário dos servidores estaduais – incluindo ativos, aposentados e pensionistas – será pago em parcela única no dia 14 de dezembro. Este é o quarto ano consecutivo em que o abono natalino será depositado dentro do prazo, após seis anos em que o pagamento foi feito de forma parcelada ou com atrasos.
O valor total da folha de pagamento, sem encargos patronais, ultrapassa R$ 4,1 bilhões, beneficiando mais de 640 mil servidores e 52 mil pensionistas. A medida é resultado de uma gestão financeira rigorosa que possibilitou, desde 2019, a implementação de melhorias na administração do fluxo de caixa do estado. Com a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e um aumento na arrecadação estadual, o governo mineiro pôde cumprir os compromissos salariais sem necessidade de elevação de impostos.
O governador Romeu Zema, atualmente em missão internacional para atrair investimentos, ressaltou a importância da ação em suas redes sociais. Ele apontou que este é um esforço contínuo da gestão para assegurar os pagamentos em dia e valorizar o funcionalismo. “Sigo cumprindo a obrigação que outros não fizeram”, declarou Zema. Durante o 7º Congresso Mineiro de Novos Gestores, o governador em exercício, Professor Mateus, reforçou a notícia e enfatizou o impacto do pagamento para a economia local.
Para os servidores que optaram pela portabilidade bancária, o valor estará disponível em conta no primeiro dia útil após o pagamento, em 16 de dezembro.
* Sob supervisão de Elberty Valadares