Um novo problema foi registrado nos elevadores da Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, na manhã desta segunda-feira (4). Um dos equipamentos que atende do 4º ao 14º andar do prédio Gerais apresentou uma falha no sistema de comunicação, obrigando os usuários a abrir manualmente a porta da cabine para sair.
A situação gerou apreensão entre os servidores, já que os elevadores haviam sido interditados por cinco meses devido a problemas estruturais e só foram liberados para uso no início de novembro após passarem por uma extensa manutenção.
Falha técnica
De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pela manutenção dos elevadores, a falha ocorrida nesta segunda-feira foi pontual e não comprometeu a segurança dos usuários. A empresa de manutenção responsável pelos equipamentos atuou rapidamente para solucionar o problema.
A Seplag informou que a Cidade Administrativa conta com uma equipe técnica especializada em manutenção de elevadores, disponível 24 horas por dia, para atender a qualquer eventualidade. Além disso, todos os equipamentos passaram por uma rigorosa inspeção e foram submetidos a testes antes de serem liberados para uso.
Histórico de problemas
A interdição dos elevadores da Cidade Administrativa em maio deste ano ocorreu após a identificação de problemas estruturais nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos. As obras de reparo, realizadas pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), incluíram reforço estrutural, ajustes elétricos, mecânicos e de automação, além da limpeza das cabines.
A Seplag ressalta que todos os elevadores da Cidade Administrativa possuem Relatório de Inspeção Anual e passam por manutenções preventivas mensais, superando as exigências da legislação municipal.
Preocupação dos servidores
Apesar das garantias da Seplag, a nova falha nos elevadores reacendeu a preocupação dos servidores com a segurança dos equipamentos. Muitos temem que novos problemas possam ocorrer e comprometam a rotina de trabalho.
O que diz a Seplag
Nota na íntegra
“A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) informa que os elevadores dos prédios Minas e Gerais que já foram disponibilizados para uso estão funcionando normalmente e não apresentam nenhum problema mecânico que comprometa o seu funcionamento. O que ocorreu nesta segunda-feira (04/11) foi uma falha no sistema de comunicação da cabine de um elevador com a casa de máquinas.
Trata-se de uma questão pontual, que foi prontamente resolvida pela equipe da empresa de manutenção dos elevadores, sem colocar em risco a segurança dos usuários. A Cidade Administrativa dispõe de quatro técnicos de manutenção de elevadores alocados no complexo, de 7h às 19h, de segunda à sexta-feira.
A segurança dos elevadores que tiveram a utilização retomada foi atestada pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), responsável pela obra de reforço estrutural nos pilares metálicos de fixação das guias dos contrapesos, e pela empresa Otis, que submeteu os equipamentos à configuração e à conferência das partes elétrica, mecânica e de automação. Adicionalmente, a Intendência da Cidade Administrativa, além de providenciar a limpeza profunda das cabines dos resíduos das obras, realizou também inúmeras horas de teste de uso antes da liberação dos elevadores.
Todos os elevadores da Cidade Administrativa possuem Relatório de Inspeção Anual e, além dessa inspeção exigida pela legislação municipal, os equipamentos também passam por manutenções preventivas mensais conforme estabelecido nos contratos firmados com a empresa Elevadores Otis Ltda e com a empesa Elevadores Atlas Schindler Ltda. A legislação municipal de Belo Horizonte determina a inspeção anual, mas, pelo contrato do Governo de Minas, as vistorias são realizadas mensalmente.
A Intendência da Cidade Administrativa também cumpre rigorosamente as normas acima citadas, mantendo os livros e laudos de inspeção dos elevadores nos halls de entrada de cada prédio.”