Um áudio que viralizou nas redes sociais com relatos de um suposto servidor da vigilância sanitária de Belo Horizonte afirmando que circula “um novo tipo de tuberculose” transmitido pela pele por meio de um mosquito é falso.
Na mensagem, o suposto servidor da vigilância sanitária afirma que UPAs de Venda Nova e hospitais da Região Norte estão registrando casos de tuberculose transmitida por moscas.
No áudio, o homem, que se identifica como ‘Rick’, alerta “muito grave” a respeito da circulação da doença. “Na UPA de Venda Nova e em alguns outros hospitais da região Norte de Belo Horizonte […] já estão passando por esse problema de forma muito mais grave, que é um tipo de tuberculose que ela é trazida pela mosca. […] A transmissão é feita através da pele, o mosquito, ele contamina com essa bactéria. É um tipo de tuberculose extremamente difícil de ser tratada, leva anos de tratamento. […] Um mosquito acometido dessa bactéria, pousa na pele da pessoa e não pica, não é através de picada. […] Ele simplesmente excreta secreções dele, como se fosse o xixi do mosquito […] e penetra pela pele. Se o mosquito estiver já acometido por essa bactéria, o contágio é certo. Tem duas UPAs que estão com algumas pessoas em estado gravíssimo, já acometido com esse tipo de tuberculose”, afirma.
Prefeitura desmentem
Tanto a Prefeitura de Belo Horizonte quanto as prefeituras de Poços de Caldas e Santo Antônio do Monte, também citadas no áudio, desmentiram categoricamente a informação. As autoridades municipais enfatizaram que a disseminação de notícias falsas pode gerar pânico desnecessário e prejudicar o trabalho de combate à doença.
A Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que informação não procede. “Não há casos de tuberculose transmitidos por mosca, já que não existe a possibilidade de a mosca ser infectada com a bactéria mycobacterium tuberculosis”, informou o executivo.
Conforme a PBH, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, passada de pessoa para pessoa pela tosse, espirro ou fala. Ou seja, não há transmissão por meio de moscas, insetos ou outros animais. O município reforçou que a propagação de informações inverídicas pode causar alardes desnecessários à população, prejudicando a atuação do poder público.
Já a Prefeitura de Santo Antônio do Monte ressaltou a importância de combater as fake news com informações seguras e orientações sempre fornecidas pelos órgãos competentes.
Tuberculose
A tuberculose é uma doença respiratória causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis e se transmite exclusivamente pelo ar, através do contato próximo com pessoas infectadas. Moscas não têm a capacidade de transmitir a doença.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.