A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio da Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), alerta os motoristas sobre uma nova tentativa de golpe que vem circulando por aplicativos de mensagens de textos (SMS), alegando suspensão ou cassação da carteira nacional de habilitação (CNH).
Condutores estão recebendo mensagens falsas, em nome do Detran, informando sobre supostas infrações de trânsito, abertura de processos de suspensão ou cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As mensagens contêm um link que, ao ser clicado, direciona o usuário para um site falso que simula o sistema GOV.BR.
Como funciona o golpe?
Ao acessar o site falso, o usuário é induzido a preencher seus dados pessoais para consultar as supostas infrações. Após o preenchimento, uma página com informações falsas sobre a infração é exibida, incluindo valores a serem pagos para regularizar a situação.
Detran não envia mensagens por aplicativos
É importante ressaltar que a CET-MG (Detran) não envia notificações sobre multas ou processos administrativos de suspensão e cassação da habilitação por SMS, WhatsApp, e-mail ou ligação ou outros aplicativos de mensagens. As notificações são enviadas exclusivamente pelos Correios ou por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Como se proteger?
Para evitar cair em golpes como este, a CET-MG recomenda que os condutores:
- Desconfiem de mensagens não solicitadas: Se receber uma mensagem sobre infrações de trânsito, não clique em links desconhecidos.
- Acesse os canais oficiais: Para verificar a existência de multas ou outras informações sobre sua CNH, utilize os canais oficiais da CET-MG ou do Detran-MG.
- Utilize o aplicativo CDT: O aplicativo Carteira Digital de Trânsito permite que o cidadão faça adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) e receba notificações sobre novas infrações de forma segura.
- Em caso de dúvidas, o cidadão deve acessar o site www.transito.mg.gov.br, na aba “infrações”.
VEJA TAMBÉM