Por Dentro de Minas (MG)

CBGD e EXPOGD 2024 superam as expectativas e juntos movimentam milhões em negócios

CBGD e EXPOGD 2024 superam as expectativas e juntos movimentam milhões em negócios - Foto: Por Dentro de Minas e Brasil Agora Online / Elberty Valadares

Nos dias 30 e 31 de outubro de 2024, o ExpoMinas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi palco do 9º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD), o principal evento do setor de micro e minigeraçao com fontes renováveis de energia na América Latina.

Desenvolvido pelo Grupo FRG Mídias & Eventos, o congresso reuniu mais de 5 mil participantes e movimentou milhões de reais em oportunidades de negócios, consolidando-se como uma plataforma estratégica para o debate e desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para o setor.

Carlos Evangelista, presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) destaca que o mercado está em franco crescimento no Brasil, onde recentemente atingiu a marca de 33 GW de potência instalada, o que significa duas Itaipus e meia de potência de fontes renováveis de energia, incluindo todas as fontes, desde a energia solar fotovoltaica até biomassa, biogás, hidrogênio verde entre outras.

“São mais de três milhões de sistemas instalados no Brasil, pegando quase 100% dos municípios, beneficiando aí 4 milhões e duzentos mil unidades consumidoras, com 140 bilhões investidos e criando mais de 850 mil de empregos” ressalta o especialista.

Evangelista pontua ainda que o setor continua crescendo, bem como o CBGD está entre as provas disso.

“Esse evento aqui é a prova em que vários players, de diferentes setores. Aqui tem instaladores, fabricantes, EPCistas, consultorias, escritórios jurídicos. Todos eles atuando de maneira direta ou indireta em geração distribuída e contribuindo para a transição energética do Brasil e do Mundo” explica Evangelista.
Minas Gerais se destaca como grande responsável pelo crescimento da Geração Distribuída

Com uma programação abrangente, o CBGD 2024 proporcionou discussões de alto nível sobre o papel das energias renováveis na matriz energética brasileira e sua importância para o cumprimento dos compromissos do país no Acordo de Paris, firmado durante a COP21.

A escolha de Belo Horizonte como sede do evento, por exemplo, foi estratégica segundo a organização devido ao potencial do estado de Minas Gerais em se destacar entre as primeiras posições do setor, principalmente quando se fala em energia solar. Segundo o deputado Gil Pereira, um dos responsáveis pelo crescimento expressivo da fonte no Estado, 20% da energia solar fotovoltaica do Brasil é produzida em Minas Gerais e esse crescimento se dá as políticas públicas voltadas ao setor como a isenção do ICMS.

“A revolução solar no Brasil foi a partir de Minas Gerais. […] Todos os municípios têm a placa de energia solar, desde casas, comércios, industrias, o agro, que a gente tem que investir muito. E nós temos a maior planta da América Latina em Janaúba que é 1,3 GW” comenta ele.

CBGD e Expo GD reúne profissionais do setor, empresários, consumidores e imprensa em dois dias de evento em BH - Foto: Por Dentro de Minas / Daniel Stone
CBGD e Expo GD reúne profissionais do setor, empresários, consumidores e imprensa em dois dias de evento em BH – Foto: Por Dentro de Minas / Daniel Stone

Perspectivas para um futuro mais sustentável com a EXPOGD

Em paralelo ao congresso, a 9ª EXPOGD 2024 (Feira Brasileira de Geração Distribuída) reuniu mais de 100 expositores no local. Todos apresentaram ao público as últimas inovações em tecnologias de geração distribuída, dando uma noção das perspectivas do setor renovável daqui para frente.

Segundo a organização, a feira ofereceu oportunidade para que os participantes conhecessem de perto equipamentos, produtos e soluções que impulsionam o setor. Também favoreceu a geração de novos negócios e o networking entre empresas e profissionais.

Dentre as empresas patrocinadoras e expositoras do evento estão: PHB, Trina Solar, Huasun, PV Operation; Patroc. e Exposit.: Edeltec, Fortleve, Embrastec, Inoxpar, Sungrow, WEG, Brameta, Otus, Belmicro, MetalLightd, Sankós. Dentre os expositores estiveram: Bao Ribeiro, CCM, Soollar Dist., Inovabras, Dynamo, FMGD, GM Estruturas, Fotovolt, Por Dentro de Minas, GrupoFRG e G7;

Por fim, Tiago Fraga, CEO do Grupo FRG Mídias & Eventos, ressalta que o 9º CBGD reafirmou seu compromisso com a promoção das energias renováveis e da sustentabilidade no Brasil, principalmente ao reunir os principais players do setor e fomentar debates de alto nível sobre o futuro da geração distribuída. O evento fortaleceu sua posição como um dos mais importantes eventos voltados para energias sustentáveis no país.

O Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD) e a Feira Brasileira de Geração Distribuída (Expo GD) o teve apoio de mídia dos portais Por Dentro de Minas e Brasil Agora Online.

VEJA TAMBÉM

Comentários
Sair da versão mobile