O Enem nos próximos domingos, dia 3 e 10 de novembro, terão reforço no transpote coletivo em Belo Horizonte para atender aos estudantes. Uma operação especial de trânsito também será realizada.
Serão reforçados os quadros de horários de 50 linhas do transporte coletivo, sendo 48 convencionais e 2 suplementares, que terão mais viagens em comparação ao quadro de horário de domingo. Ao todo, serão 367 viagens a mais. Essas linhas atendem aos locais de maior concentração de candidatos. Clique e confira as 50 linhas que vão receber reforço para o Enem 2024.
Entre essas linhas estão algumas que não operam aos domingos, mas por causa do Enem 2024, vão realizar viagens para atender aos estudantes. São as linhas 205 (Metrô Calafate / Buritis), S21 (Dom Cabral / BH Shopping) e a S92 (Esplanada / Buritis). Os candidatos podem consultar o quadro de horários das linhas no Portal da Prefeitura.
Operação de Trânsito
Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHtrans, Polícia Militar e Guarda Municipal), irão operar o tráfego na região dos locais de prova e nos corredores de acesso, para garantir a segurança e a mobilidade dos estudantes. Nas instituições que recebem um grande número de candidatos, como as universidades e centros universitários, serão realizadas operações especiais de trânsito para priorizar a chegada dos candidatos, impedir fechamento de cruzamentos, auxiliar pedestres nas travessias e orientar motoristas sobre locais permitidos de estacionamento.
O assessor da diretoria de Ação Regional e Operação da BHtrans, Márcio Pacheco, orienta que as pessoas saiam mais cedo de casa, usem os aplicativos de transportes e trânsito para melhor se programarem e que utilizem, de preferência, o transporte público, como o táxi e o transporte coletivo. “O estacionamento nas imediações dos locais de prova será proibido, permitido apenas o embarque e desembarque e, com a previsão de chuva, imprevistos podem acontecer no trânsito. Por isso, é importante sair mais cedo para chegar ao local com segurança e tranquilidade.”