Moradores da cidade de Santa Bárbara, na Região Central de Minas, ficaram em pânico na tarde desta terça-feira (29). As sirenes do sistema de comunicação de emergência das barragens do Complexo Córrego do Sítio (CDS) foram acionadas indevidamente por volta das 14h.
A população, entre elas, crianças e idosos, saíram de suas casas às pressas. O trânsito em uma das vias de saída do distrito também ficou congestionado após o alerta.
Barragens estão seguras
A AngloGold Ashanti, responsável pela estrutura, confirmou o acionamento indevido das sirenes e informou que as barragens estão “seguras e estáveis”. A empresa também lamentou o acionamento equivocado e pediu desculpas aos moradores em nota.
“A empresa entrou em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos competentes. Também estamos avaliando os motivos do acionamento indevido”, afirmou a AngloGold Ashanti.
Defesa Civil constata normalidade
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG) disse que foi comunicada do acontecido e reforça que a sirene foi acionada de forma indevida. A coordenadoria afirma que “ajudou a orientar a população sobre o equívoco da mineradora”.
As defesas civis de Santa Bárbara e Barão de Cocais também foram acionadas e enviaram equipes ao local para verificar a situação. Após análise da barragem CDS II, que armazena os rejeitos do complexo, as equipes constataram que a estrutura está em condições normais e não há riscos de rompimento.
Histórico de acionamentos indevidos
Este não é o primeiro caso de acionamento indevido das sirenes do Complexo Córrego do Sítio. Em 2019, houve outros episódios semelhantes, gerando grande preocupação e insegurança entre os moradores da região.
Impacto psicológico
O falso alarme gerou grande impacto psicológico na população, que ainda se recupera dos traumas causados pelo rompimento da barragem de Brumadinho em 2019. A repetição de incidentes como este aumenta a sensação de insegurança e a desconfiança em relação às informações divulgadas pelas empresas mineradoras.