Por Dentro de Minas (MG)

Polícia Civil abre investigação sobre queda de avião em estrada de São Bartolomeu

Polícia Civil abre investigação sobre queda de avião em estrada de São Bartolomeu - Foto: Divulgação/PCMG

Índice Esconder
  1. Apuração
  2. Situação normal

A Polícia Civil de Minas Gerais informou que abriu uma investigação para apurar a causa e circunstâncias da queda do avião agrícola, de prefixo PS-SLR, na estrada de São Bartolomeu, no distrito de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. O acidente aconteceu na tarde desta sexta-feira (11).

Segundo a Polícia Civil, a perícia oficial e uma equipe de policiais se deslocaram ao local da queda da aeronave. “O piloto do monomotor já se encontrava em óbito e o corpo, devido ao estado de carbonização, será encaminhado ao Instituto Médico-Legal dr André Roquette para ser submetido a exames”, afirmou a corporação.

A Polícia Civil esclareceu ainda que está em contato com as equipes que atuam no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e aguarda a finalização dos laudos que subsidiarão as investigações que apuram a causa e circunstâncias do acidente.

Polícia Civil abre investigação sobre queda de avião em estrada de São Bartolomeu - Foto: Divulgação/CBMMG
Polícia Civil abre investigação sobre queda de avião em estrada de São Bartolomeu – Foto: Divulgação/CBMMG

Apuração

De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, os investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), órgão regional do CENIPA, localizados no Rio de Janeiro (RJ), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.

Ainda conforme o órgão federal, na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação.

Situação normal

O Registro Aeronáutico Brasileiro, da Agência Nacional de Aviação Civil considera a situação de aeronavegabilidade da aeronave monomotor, utilizada para combater incêndios florestais, como normal.

A aeronave fabricada pela Air Tractor no ano de 2021 tinha validade do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) até 23 de agosto de 2025.

Comentários
Sair da versão mobile