Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Operação especial e transporte gratuito no segundo turno das Eleições 2024 em BH

Operação especial e transporte gratuito no segundo turno das Eleições 2024 em BH - Foto: Karoline Barreto/CMBH

Operação especial e transporte gratuito no segundo turno das Eleições 2024 em BH - Foto: Karoline Barreto/CMBH

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) realizará uma operação especial de mobilidade para garantir que os eleitores possam se deslocar com mais facilidade pela cidade no próximo domingo (27), segundo turno das Eleições 2024. Durante todo o dia, o transporte coletivo municipal será gratuito, e as viagens serão reforçadas para atender

Com a gratuidade válida entre 0h e 23h59, os ônibus convencionais, as linhas do MOVE e as suplementares funcionarão sem cobrança, oferecendo conforto e comodidade aos passageiros. Além disso, aproximadamente 5 mil viagens extras serão disponibilizadas das 5h às 20h, o que representa um aumento de 45% na oferta de ônibus. Para facilitar ainda mais o deslocamento, as linhas de um dia útil serão mantidas, incluindo aquelas que atendem locais como o Zoológico e o Parque das Mangabeiras.

Os usuários do transporte público poderão passar pela roleta utilizando o Cartão BHBUS, sem que o valor seja debitado. Caso não possuam o cartão, podem solicitar a liberação ao motorista. A medida garante a contagem precisa de passageiros e melhora a organização das viagens.

Essa ação de gratuidade está assegurada pela Lei Orgânica de Belo Horizonte e pela Resolução 23.736/2024 do Tribunal Superior Eleitoral, facilitando o acesso ao transporte e promovendo a participação democrática dos cidadãos. Também estarão disponíveis cartazes nos ônibus e nas estações de integração, além de informações sobre os horários no portal oficial, indicados como “DOMINGO ELEIÇÃO”. As linhas e seus itinerários podem ser configurados por meio de QR Codes definidos nos pontos estratégicos.

Alterações no trânsito

A Prefeitura também realizará intervenções no trânsito em diversas regiões da cidade para melhorar a fluidez e garantir o acesso aos eleitores. Um dos principais bloqueios será na Avenida Prudente de Morais, entre as ruas Barão de Macaúbas e Joaquim Murtinho, no Bairro Cidade Jardim, que será interditada em ambos os sentidos das 5h de domingo às 5h de segunda-feira. No entanto, a travessia de veículos e pedestres entre as ruas Joaquim Murtinho e Tenente Renato Cézar será liberada.

Além disso, áreas de reserva serão implantadas para facilitar o estacionamento de veículos a serviço do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), bem como o embarque e desembarque de candidatos.

Desvios e alterações nas linhas de ônibus

Com a interdição na Avenida Prudente de Morais, algumas linhas de ônibus sofrerão alterações temporárias em seus itinerários. As linhas 8101 (Santa Cruz / Alto Santa Lúcia), 8103 (Nova Floresta / Santa Lúcia) e 9101 (Alto Vera Cruz / Santa Lúcia) têm seus percursos desviados e novos pontos provisórios serão criados ao longo das rotas alternativas.

Para quem trafega pelas áreas afetadas, a PBH recomenda atenção às sinalizações e às mudanças no trânsito, como os desvios pela Avenida do Contorno e pelas ruas Bernardo Mascarenhas, Carvalho de Almeida e Joaquim Murtinho.

A operação especial, que contará com a participação da BHTrans, da Guarda Municipal e da Polícia Militar, para garantir a segurança e o bom andamento do trânsito durante o dia das eleições, facilitando o exercício da cidadania pelos eleitores da capital.

* Sob supervisão de Elberty Valadares

Comentários
Sair da versão mobile