A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (09), a operação Sinal de Fumaça, em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Nicotina Falsa, no Distrito Federal, com o objetivo de desmantelar um esquema criminoso envolvendo a produção e venda de cigarros falsificados, além da exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão.
A operação mobilizou mais de 170 agentes, que cumpriram 2 mandados de prisão e 41 de busca e apreensão, em quatro estados: Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Pernambuco.
As investigações, que começaram a partir de denúncias sobre a comercialização de cigarros ilegais em Valparaíso de Goiás e Uberaba, apontam que os suspeitos inicialmente vendiam cigarros legítimos, mas, visando lucros maiores, passaram a fabricar e distribuir produtos falsificados.
A produção ocorria em uma fábrica clandestina, possivelmente localizada em Minas Gerais, onde trabalhadores paraguaios eram mantidos em condições desumanas, caracterizadas como trabalho escravo.
A movimentação financeira do esquema foi expressiva: em torno de R$ 1,47 bilhão. O grupo criminoso utilizava documentos e notas fiscais falsificadas para transportar as mercadorias pelas rodovias do Brasil, driblando a fiscalização. De forma audaciosa, os investigados ironizavam as abordagens policiais, afirmando que “aprendiam” com cada nova fiscalização.
Durante as investigações, a PF coletou amostras dos cigarros e do tabaco, que, após perícia, confirmaram a falsificação. Com a colaboração da Receita Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego, a operação resultou também no bloqueio e sequestro de bens dos suspeitos.
Os investigados responderão por crimes como falsificação de produtos, documentos tributários, comércio de itens impróprios para consumo, trabalho escravo e lavagem de dinheiro. As penas podem ultrapassar os 48 anos de prisão.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.