Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Influenciador Tião Bruto Sistemático se junta à PM para combater golpes digitais contra idosos

Influenciador Tião Bruto Sistemático se junta à PM para combater golpes digitais contra idosos - Foto: Divulgação/PMMG

Influenciador Tião Bruto Sistemático se junta à PM para combater golpes digitais contra idosos - Foto: Divulgação/PMMG

O influenciador conhecido como Tião Bruto Sistemático se juntou a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na megacampanha intitulada “Se deu dúvida, é golpe!”, que tem como foco conscientizar a população mineira, especialmente os idosos, sobre os riscos de golpes aplicados pela internet. O lançamento da campanha aconteceu nesta quinta-feira (17).

Com a crescente onda de crimes de estelionato digital, a campanha busca alertar sobre fraudes comuns, como o golpe do pix errado, promoções falsas, falsos atendentes bancários, cupons de descontos e boletos fraudulentos.

O influencer Tião Bruto Sistemático foi escolhido como garoto-propaganda da campanha, reforçando a mensagem com sua linguagem popular e direta, já familiar ao público mineiro. A iniciativa integra um plano estratégico da PMMG voltado à redução da criminalidade no estado, com ações baseadas em três pilares: comunicação, inteligência e operações.

No campo da comunicação, diversas peças publicitárias estão sendo veiculadas em rádios, vídeos, outdoors e cartazes, espalhados por todas as regiões de Minas Gerais. As peças incluem dicas de segurança digital e orientações para que a população se proteja de golpes online.

No serviço de inteligência, a PMMG destinará esforços para identificar e rastrear os criminosos envolvidos nesses delitos, intensificando o monitoramento e a investigação de golpes praticados no ambiente digital.

Já o pilar das operações contará com ações específicas para combater crimes cibernéticos, guiadas por um Procedimento Operacional Padrão que está sendo elaborado pela instituição. Essas operações serão realizadas durante toda a campanha e visam inibir a atuação dos golpistas, protegendo principalmente os grupos mais vulneráveis da sociedade.

Com essa iniciativa, a Polícia Militar reafirma seu compromisso com a segurança dos mineiros, promovendo não só ações repressivas, mas também educativas, para que a população possa reconhecer e evitar golpes antes que eles aconteçam.

* Sob supervisão de Elberty Valadares

Comentários
Sair da versão mobile