Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Grupo especializado no tráfico internacional e comércio de armas é alvo de operação em Uberlândia

Grupo especializado no tráfico internacional e comércio de armas é alvo de operação em Ubelândia - Foto: Divulgação/PF

Grupo especializado no tráfico internacional e comércio de armas é alvo de operação em Ubelândia - Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou a Operação “Scutum”, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico internacional e comércio de armas de fogo de alta capacidade letal, na manhã desta quarta-feira (23).

As investigações apontaram que o grupo atuava trazendo armas de grosso calibre do Paraguai, com destino à região do Triângulo Mineiro, para depois revendê-las a criminosos de outros estados, como Rio de Janeiro e Bahia.

Foram cumpridos seis mandados de prisão preventiva e cinco de busca e apreensão, distribuídos nas cidades de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, Goiânia e Campo Alegre de Goiás, em Goiás. As ações da operação tem como objetivo conter a crescente circulação de armas de fogo de alta potência e longo alcance no país, que são frequentemente utilizadas em crimes violentos, como assaltos a banco e confrontos com forças de segurança.

De acordo com a Polícia Federal, as investigações demonstraram que o grupo criminoso operava com um esquema estruturado de importação ilegal de armas, conseguindo trazer armamentos de uso restrito ou proibido.

Os envolvidos podem ser indiciados por crimes como associação criminosa, comércio ilegal de armas e tráfico internacional de armamento. A operação recebeu o nome “Scutum”, que em latim significa “escudo”, em referência à proteção da sociedade contra a ameaça representada por essas armas.

A Polícia Federal em Minas Gerais segue apurando os desdobramentos do caso e reforça que ações como essa são fundamentais para a segurança pública e a prevenção da violência no país.

* Sob supervisão de Elberty Valadares

Comentários
Sair da versão mobile