Uma cratera se abriu na Avenida Tereza Cristina, próximo à Rua Paraguaçu, ao lado do Viaduto Itamar Franco, na Região Oeste de Belo Horizonte, causando transtornos no trânsito da região na manhã desta quinta-feira (31). A via, que é uma das principais da capital mineira, teve uma de suas faixas interditada, obrigando os motoristas a redobrarem a atenção e a paciência ao passar pelo local.
O buraco, que surgiu no início da tarde de quarta-feira (30), é profundo e apresenta risco de acidentes. O local está sinalizado com cones e fitas para alertar os condutores. O acesso à Rua Paraguaçu está totalmente impedido, e os motoristas que desejam chegar à Rua Ituiutaba precisam fazer um desvio pela Avenida do Contorno.
Causas do problema e responsabilidades
As causas do surgimento da cratera ainda estão sendo investigadas. Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que uma equipe está no local apenas para um apoio aos trabalhos, caso o serviço afete a rede de drenagem. O executivo disse ainda que a responsabilidade pela reparação do buraco é da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
A Copasa informou ao Por Dentro de Minas que suas equipes já estão mobilizadas para identificar as causas do problema e iniciar os trabalhos de reparo. A empresa garantiu que o serviço de correção do abatimento terá início ainda nesta quinta-feira (31).
Impactos no trânsito
A interdição de uma das faixas da Avenida Tereza Cristina provocou congestionamentos e atrasos para os motoristas que utilizam a via. A região Oeste de Belo Horizonte é uma das mais movimentadas da capital, e a cratera agrava ainda mais o problema do trânsito intenso.
🚧12h03 Obra emergencial da Copasa na Av. Teresa Cristina próximo à Rua Paraguassú, ao lado do Viaduto Itamar Franco. Trânsito em apenas uma faixa. https://t.co/9GUSd09j9c pic.twitter.com/RHv9b8WNMV
— BHTRANS (@OficialBHTRANS2) October 31, 2024