Após quase seis meses na seca, Belo Horizonte finalmente voltou a registrar chuvas em todas as suas regiões. A maior precipitação ocorreu na regional Nordeste, com 17 mm de chuva. De acordo com a Defesa Civil, a previsão para esta quinta-feira (10) inclui mais chuvas intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento em todas as regiões da capital mineira, com chances de granizo.
O aumento das áreas de instabilidade atmosférica provoca maior nebulosidade, o que favorece a ocorrência de pancadas de chuva e ventos fortes não apenas em Belo Horizonte, mas também em boa parte de Minas Gerais.
Na capital, o céu varia de nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de tempestades. A temperatura mínima registrada foi de 18,2°C, enquanto a máxima pode chegar a 28°C. A umidade relativa do ar fica em torno de 60% no período da tarde.
A tão esperada chuva começou na noite desta quarta-feira (9), por volta das 20h, nas regiões Centro-Sul e Oeste de BH, onde foi registrada precipitação forte. Nas regiões Noroeste e Barreiro, a chuva variou de fraca a moderada, com relatos de tempestades em bairros como Coração Eucarístico, Caiçara e Flávio Marques Lisboa. Durante a madrugada, a tempestade avançou para Venda Nova, Pampulha e as regiões Nordeste e Leste da cidade.
Apesar das fortes chuvas, a Defesa Civil informou que, até o momento, não houve acionamentos para ocorrências graves. No entanto, a recomendação é que os moradores permaneçam atentos às atualizações e orientações de segurança, uma vez que há risco de alagamentos e queda de árvores em alguns pontos da cidade.
A expectativa é de que o cenário se mantenha ao longo do dia, com as chuvas trazendo alívio após o longo período de seca, mas também demandando cuidados redobrados por parte dos belo-horizontinos.
Recomendações
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.⠀
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
* Sob supervisão de Elberty Valadares