Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

BH disponibiliza teste único para diagnóstico de HIV e sífilis em gestantes

BH disponibiliza teste único para diagnóstico de HIV e sífilis em gestantes - Foto: Divulgação/Depositophotos

BH disponibiliza teste único para diagnóstico de HIV e sífilis em gestantes - Foto: Divulgação/Depositophotos

A Prefeitura de Belo Horizonte implementou uma nova estratégia para o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (IST) em gestantes: o Teste Rápido (TR) Duo.

Serão disponíveis em 153 centros de saúde da capital, o teste detecta simultaneamente HIV e sífilis, utilizando apenas uma única amostra de sangue. Essa novidade elimina a necessidade de testes separados para cada doença.

O TR Duo é realizado exclusivamente durante o pré-natal, em dois momentos cruciais: na primeira consulta, de preferência no primeiro trimestre de gestação, e no terceiro trimestre. Essa medida visa aumentar a cobertura de testagem, garantindo que mais gestantes tenham acesso ao diagnóstico precoce e, caso necessário, ao tratamento adequado.

A detecção precoce do HIV e da sífilis é essencial, pois ambas as doenças podem ser transmitidas da mãe para o bebê se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo. Com o novo teste, além de simplificar o processo de testagem, o procedimento de coleta também se torna mais ágil, visto que apenas uma amostra de sangue é necessária.

Vale ressaltar que o TR Duo não é indicado para gestantes que já foram diagnosticadas com HIV ou sífilis. Nesses casos, são utilizados outros métodos de testagem, e as gestantes recebem orientações específicas dos profissionais de saúde.

Os centros de saúde de Belo Horizonte que realizam o teste podem ser encontrados no portal da Prefeitura.

* Sob supervisão de Elberty Valadares

Comentários
Sair da versão mobile