Trincas superficiais foram identificadas durante uma inspeção de rotina na barragem Forquilha III, na mina de Fábrica, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. A informação foi confirmada pela mineradora Vale.
Segundo a mineradora, as condições de estabilidade da estrutura permanecem inalteradas. Além disso, a área que seria atingida em caso de rompimento da estrutura já foi evacuada.
“Ela conta com uma Estrutura de Contenção a Jusante e tem a respectiva Zona de Autossalvamento evacuada, sem a presença de comunidades”, afirmou.
Conforme a Vale, estão sendo conduzidas verificações adicionais e um plano de ação para investigação e correções está em execução, conforme necessário. A Vale disse que mantém os órgãos públicos competentes informados sobre a situação.
A barragem Forquilha III está em nível de emergência 3, o mais alto na escala de risco da Agência Nacional de Mineração (ANM), desde 2019 e está em processo de descaracterização. A estrutura “é monitorada em caráter permanente”.
A reportagem do Por Dentro de Minas procurou a Agência Nacional de Mineração (ANM) e aguarda retorno.
VEJA TAMBÉM