Em uma ação conjunta, a Polícia Federal e a Polícia Militar deflagraram nesta quinta-feira (26), a Operação Falcões de Aço, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que desviava produtos químicos para o tráfico de drogas.
A operação, que mobilizou forças em várias cidades, visa combater um esquema complexo que movimentou grandes quantidades de substâncias ilícitas.
Foram expedidos 40 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva. As cidades onde foram cumpridos os mandados são:
- Coronel Fabriciano,
- Ipatinga,
- Timóteo,
- Belo Horizonte,
- Patos de Minas,
- Ponte Nova,
- Ipaba,
- Bragança Paulista (São Paulo)
Desvios e Impactos
As investigações apontam que, ao longo dos últimos anos, a organização criminosa desviou aproximadamente 1.200 kg de produtos químicos, resultando em cerca de 6 toneladas de cocaína adulterada. O esquema se sustentava na movimentação financeira realizada com a ajuda de familiares dos líderes da organização, incluindo mulheres de indivíduos presos e foragidos.
A polícia identificou também o uso de laranjas, pessoas interpostas que ajudavam na lavagem de dinheiro, dificultando o rastreamento das operações financeiras da facção.
A Operação Falcões de Aço é parte de um esforço contínuo para desmantelar redes de tráfico de drogas e suas conexões. As investigações prosseguem, visando identificar mais integrantes da organização e outros possíveis desdobramentos do esquema criminoso.