A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (25), a Operação Terabyte, que busca identificar e prender criminosos suspeitos de armazenar e compartilhar material de abuso sexual infantojuvenil.
Segundo a Polícia Civil, nove mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Estado de Minas Gerais. Em Belo Horizonte foi cumprido um mandado com o auxílio da Polícia Militar de Minas Gerais, na região de Juiz de Fora foram cumpridos 4 mandados e na circunscrição de Uberlândia também foram cumpridos quatro, além de realizadas duas prisões em flagrante.
A operação nacional cumpre 141 mandados de busca e apreensão, em todas as unidades da federação, sob a orientação da Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da Polícia Federal, com foco na identificação e na prisão de abusadores sexuais de crianças e adolescentes.
“A operação visa maior integração entre as forças policiais federais e estaduais, que atuam nos limites dos seus estados, na persecução penal de criminosos que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantojuvenil. Além disso, objetiva demonstrar o engajamento e o compromisso dos diversos agentes públicos envolvidos na defesa da dignidade sexual de crianças e adolescentes vítimas”, afirmou.
O nome da operação “Terabyte” faz referência a unidade de armazenamento de dados cibernéticos e que equivale a 1.000 (um mil) gigabytes. Ou seja, a operação objetiva investigar primordialmente indivíduos que possuem ou trafeguem grande quantidade de material de abuso sexual infantil.