Um incêndio de grandes proporções destrói a vegetação do Parque Nacional da Serra do Cipó, em Santana do Riacho, na Região Central de Minas Gerais, desde domingo (18).
De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o combate no parque começou no dia 18, por volta das 12h30. “São vários focos que estão no Cipó e outras áreas do Vale do Espinhaço, como a APA Morro da Pedreira”, afirmou o instituto.
Ao todo, são 42 brigadistas que estão combatendo o incêndio, com apoio de brigadistas voluntários e militares do Corpo de Bombeiros. A operação tem apoio de um helicóptero e dois aviões do tipo Air Tractor, ambos da Força Tarefa Previncêndio.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação combate às chamas em vegetação na região de Cardeal Mota até Mato Dentro com três equipes.
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou ainda que o Parque Nacional da Serra do Cipó está fechado para visitação. Ainda não há previsão para reabertura do parque.
As causas do incêndio são desconhecidas, mas há suspeita que o fogo seja criminoso. Ainda não há informações o total da área queimada.