As obras de duplicação da rodovia BR-040, no trecho entre as cidades de Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata, estão prevista para começar somente no terceiro ano de contrato, ou seja, no ano de 2026.
A nova concessionária da BR-040, EPR Via Mineira, está prevista para assumir a gestão do trecho no dia 6 de agosto. A empresa venceu o leilão de concessão em abril.
Primeiros 100 dias
O plano dos primeiros 100 dias de obras noturnas inclui pavimentação entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, reforço na sinalização vertical e horizontal em pontos críticos e recuperação de drenagens e passivos ambientais. “Essas mudanças serão visivelmente perceptíveis pela população e têm como objetivo reduzir significativamente a gravidade dos acidentes”, destacou o diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
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A empresa também está focada na revitalização das praças de pedágio e bases de serviços operacionais, na recuperação de terraplenos erodidos e na melhoria da sinalização em trechos com altos índices de acidentes, como o km 544 ao 635. “O ciclo de obras vai começar a partir do segundo e terceiro ano, mas já neste primeiro ano teremos melhorias notáveis, com um cuidado especial no tratamento diferenciado para as chegadas e saídas de Belo Horizonte”, acrescentou Sampaio.
A concessão da BR-040 trará, também, inovações tecnológicas e práticas sustentáveis para a rodovia. A adoção de tecnologias como o iRap de segurança viária, a instalação de iluminação LED em pontos críticos e o Programa de Carbono Zero para neutralização das emissões de carbono são algumas das medidas previstas.
Veja o cronograma
3º ano – 2026
- 9,74 km de duplicação (Ouro Preto e Congonhas)
- 1,2 km de faixas adicionais
- 3,23 km de vias marginais
- 3,23 km de ciclovias
- 1 passarela
4º ano – 2027
- 17,8 km de duplicação (Congonhas e Conselheiro Lafaiete)
- 1 km de faixas adicionais
- 7,05 km de vias marginais
- 5,91 km de ciclovias
- 2 passarelas
5º ano – 2028
- 21,9 km de duplicação (Nova Lima, Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Cristiano Otoni)
- 39,5 km de faixas adicionais
- 5,07 km de vias marginais
- 5 km de ciclovias
- 2 passarelas
6º ano – 2029
- 72,6 km de duplicação (Itabirito, Ouro Preto, Cristiano Otoni, Carandaí, Ressaquinha, Alfredo Vasconcelos,
- Barbacena e Santos Dumont)
- 0,17 km de faixas adicionais
- 0,08 km de ciclovias
- 2 passarelas
7º ano – 2030
- 41,83 km de duplicação (Ouro Preto, Santos Dumont, Ewbank da Câmara e Juiz de Fora)
- 1 passarela
- 1 área de escape