Começa neste fim de semana a 45ª edição do Arraial de Belo Horizonte. Nos dias 20 e 21 de julho, o Mineirinho receberá a apresentação de 16 quadrilhas do Grupo Especial do Concurso Municipal e os shows da cantora Paula Fernandes e da dupla sertaneja Clayton e Romário. Não é necessário a retirada de ingressos. A programação pode ser acessada no Portal Belo Horizonte.
Mobilidade
Será realizada operação de trânsito e transporte para o Arraial de Belo Horizonte, no Mineirinho, na Pampulha, nos dias 20 e 21, das 14h às 23h, e nos dias 27 e 28, das 12h às 23h30.
Alterações de Trânsito
Faixas serão afixadas para informação aos motoristas e pedestres. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) irão operar o trânsito no local. Nos dias do evento, não haverá interdições por conta das obras de recapeamento no entorno do Mineirão.
Ponto de táxi
Av. Antônio Abrahão Caram, entre Al. das Palmeiras e Av. Cel. Oscar Paschoal
Veículos de Aplicativos de transporte
Av. Chaffir Ferreira entre Al. Das Palmeiras e Av. Otacílio Negrão de Lima
Linha 55
Será disponibilizada a linha MOVE Especial 55, ligando a Área Central ao Mineirinho. Os ônibus vão sair da Estação Rio de Janeiro, na Avenida Santos Dumont, a partir das 14h, a cada 15 minutos, em todos os dias do evento. A linha terá três paradas na Avenida Antônio Carlos, nas estações UFMG, São Francisco e Senai.
Para o retorno, será criado um ponto de embarque na calçada do Mineirinho, na Av. Cel. Oscar Paschoal entre o portão 8 e a Avenida Otacílio Negrão de Lima, com objetivo de agilizar o embarque dos usuários na saída do evento. Será aceito apenas pagamento por meio do Cartão BHBUS. Por motivo de segurança, não será aceito pagamento em dinheiro.
Os ônibus retornam ao Centro a partir das 20h30, a cada 10 minutos ou conforme a demanda, com a última viagem programada para 1h.
Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará ambulância do SAMU, no Mineirinho, nos dias 20 e 27 de julho. Os veículos ficarão à disposição durante a programação do evento. Nas demais datas, dias 21 e 28 de julho, a regulação da festa será mantida no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), com equipes atuando para organizar os atendimentos de acordo com a prioridade de cada caso.
Segurança
A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP) manterá equipes do Centro Integrado de Operações Belo Horizonte (COP-BH) e da Guarda Civil Municipal com a atenção voltada para o Arraial de Belo Horizonte durante os quatro dias do evento. A Sala de Controle Integrado (SCI) do COP-BH irá reforçar a equipe que atua no videomonitoramento da capital, a partir do dia 20 de julho. O objetivo é garantir que a festa transcorra sem gerar impactos negativos sobre o funcionamento da cidade. Mais de 20 instituições manterão equipes de plantão, podendo ser acionadas a qualquer momento, caso haja necessidade. O mesmo ocorrerá no dia 21. Para o fim de semana subsequente, dias 27 e 28, está prevista a modalidade presencial do Posto de Comando.
Já o Comando da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte (GCMBH) irá empenhar um efetivo de 280 agentes para atuar em cada um dos quatro dias de eventos do Arraial de Belo
Horizonte deste ano. Eles farão patrulhamento a pé e em viaturas, sendo reservada uma frota diária de 35 veículos para este fim. Os guardas municipais irão fiscalizar o trânsito do entorno e das demais vias de acesso ao Mineirinho, além de garantir a manutenção da ordem pública e coibir danos ao patrimônio público.
Limpeza Urbana
Os garis da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) vão fazer a limpeza no Mineirinho e nas ruas do entorno. Para cada dia do evento serão disponibilizados 50 garis, seis caminhões basculantes e dois caminhões pipas. O público no Mineirinho vai contar com 40 contêineres, com capacidade para 240 litros, para que possam descartar os resíduos. Haverá ainda um contêiner exclusivo para o descarte de garrafas de vidro, na entrada principal do evento, já que é proibida a entrada com esse tipo de material.
A SLU também vai instalar duas caçambas estacionárias, para que os responsáveis pelas barracas de alimentação da Vila Gastronômica possam descartar os resíduos, ensacados, para serem recolhidos posteriormente pelos garis.
As cooperativas de materiais recicláveis Asmare e Coopesol Leste serão as responsáveis pela coleta seletiva no Arraial de Belô. Durante cada dia do evento dez catadores destas entidades vão recolher os resíduos recicláveis descartados pelo público.
Feira da Economia Solidária
O Arraial de Belo Horizonte vai contar com a Feira da Economia Solidária durante os quatro dias do evento. Doze empreendedores vão comercializar itens de artesanato e vestuário, como adereços juninos, roupas e acessórios.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.