O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Região Metropolitana registrou 114 voos atrasados e 29 cancelados nesta sexta-feira (19), após um apagão cibernético global no sistema da Microsoft.
Segundo a BH Airport, concessionária responsável pelo aeroporto, o apagão cibernético global não afetou os sistemas da concessionária.
“Entretanto, algumas companhias aéreas sofreram indisponibilidade em seus sistemas em todo o país”, afirmou a concessionária BH Airport.
Conforme a concessionária, a situção e os impactos aos passageiros são monitorado, em cooperação com as companhias aéreas e os órgãos do setor, a fim de minimizar os efeitos.
“A orientação aos passageiros é que se informem com a companhia aérea sobre a situação do seu voo e, caso viajem hoje ainda, se organizem para chegar com antecedência ao aeroporto”, finalizou.
Balanço de voos com atrasos e cancelados até às 16h
Atrasos:
- Partidas: 54 voos
- Cia Aérea: Azul
- Chegadas: 60 voos
- Cia Aérea: Azul
Cancelamentos:
- Partidas: 13 voos
- Cia Aérea: Azul
- Chegadas: 16 voos
- Cia Aérea: Azul
O que diz a companhia Azul
A Azul informa que a intermitência massiva em sistemas globais de Tecnologia da Informação gerou impacto diretamente em sistemas de diversos setores, inclusive na operação da aviação mundial. Nesta manhã, a Companhia registrou atrasos pontuais em parte de seus voos.
Os Clientes afetados estão recebendo toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
A orientação é que os Clientes que possuem voo hoje verifiquem o status da sua reserva no app ou site da Azul antes de se dirigir ao aeroporto. A Companhia recomenda que os Clientes priorizem os check-in nos canais digitais, que já estão disponíveis novamente, e que cheguem com maior antecedência ao aeroporto para embarque. A Azul lamenta eventuais transtornos causados.