Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Vale conclui descaracterização de barragem de rejeitos em Macacos, na Grande BH

Vale conclui descaracterização de barragem de rejeitos em Macacos, na Grande BH - Foto: Divulgação/Vale

Vale conclui descaracterização de barragem de rejeitos em Macacos, na Grande BH - Foto: Divulgação/Vale

A mineradora Vale anunciou que concluiu o processo de descaracterização da barragem B3/B4, localizada na Mina de Mar Azul, em Macacos, distrito de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Em 2019, a barragem chegou ao nível máximo de emergência, que precisou retirada de 114 famílias da região.

“No processo de descaracterização, utilizamos em larga escala equipamentos não tripulados controlados por um centro de operações localizado a cerca de 15 quilômetros da barragem, resultando na remoção de um volume de rejeitos de 3,3 milhões de metros cúbicos. Essa estratégia operacional inovadora foi essencial para eliminar a presença de trabalhadores na barragem até que as condições de segurança adequadas fossem alcançadas”, afirmou Alexandre Pereira, Vice-Presidente Executivo de Projetos da Vale.

A mineradora também firmou acordo, em dezembro de 2022, no valor de R$ 500 milhões para ações de reparação no distrito, tendo como foco transferência de renda, requalificação do comércio e turismo e fortalecimento do serviço público municipal, além de demandas das comunidades atingidas. O acordo foi firmado em audiência no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com a participação do Ministério Público de Minas Gerais, Defensoria Pública do Estado, Município de Nova Lima e Ministério Público Federal.

A Vale afirmou ainda que a barragem receberá obras complementares de reconformação do terreno, implantação de sistema de drenagem e revegetação, porém não existem mais riscos associados à barragem, que teve seus 3,3 milhões de metros cúbicos de rejeito removidos.

Comentários
Sair da versão mobile