Um homem, de 22 anos, foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva, na capital paulista, nessa terça-feira (23), durante a Operação Aclimação, realizada pelas polícias civis de Minas Gerais (PCMG) e de São Paulo (PCSP) no mês passado, que visa combater a atuação de uma organização criminosa voltada à prática de furtos a condomínios de alto padrão em diferentes estados.
As investigações tiveram início em Minas Gerais, após denúncia de furtos em residências de luxo da região Centro-Sul de Belo Horizonte, no final de 2023, quando foram subtraídos itens avaliados em R$ 800 mil. Os investigadores identificaram dois suspeitos na ação criminosa.
Segundo apontam as apurações, os suspeitos faziam uso de boas vestimentas para acessar os condomínios. Na época, policiais encontraram, na residência de um dos suspeitos, as roupas utilizadas em outras ações criminosas, além de chaves mixas e tags de acesso a portarias eletrônicas.
Ainda de acordo com os levantamentos, os envolvidos pertencem a uma organização criminosa atuante nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Minas Gerais. As investigações prosseguem para a captura do segundo investigado e identificação de demais suspeitos.
A ação contou com policiais civis da 1ª Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Furto e Roubo, pertencente ao Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) da PCMG, e da 4ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Furtos e Roubos a Condomínios e Residências, vinculada à Divisão de Investigações sobre Crimes Contra o Patrimônio (DISCCPAT) do estado de São Paulo.
Relembre (clique AQUI ): PCMG recupera em São Paulo material furtado em residência de luxo