Cerca de 500 famílias que integram o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam uma fazenda em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na madrugada desta sexta-feira (8).
O grupo é coordenado por mulheres sem terra, que integra a Jornada Nacional de Lutas, que tem como o lema “Lutaremos! Por nossos corpos e territórios, nenhuma a menos!”.
Segundo o grupo, a ocupação foi motivada pelo não cumprimento da função social da terra, já que a propriedade chamada de fazenda “Aroeiras estava abandonada pelos proprietários e improdutiva. “O MST pede que a lei seja cumprida e que a área seja destinada à reforma agrária.”
“Estamos aqui hoje nessa ocupação protagonizada pelas nossas mulheres em função do 8 de março, mas também em função dos travamentos da nossa pauta da Reforma Agrária. São mais de 5 mil famílias acampadas aqui no estado de Minas Gerais, entre elas, estão as famílias do acampamento Terra Prometida, em Felisburgo, onde que aconteceu o massacre em 2004, das famílias da Fazenda Ariadnópolis, em Campo do Meio, e as famílias no Vale do Rio Doce, na área da Suzano. São vários acampamentos com mais de dez anos sem respostas do governo”, afirmou Maria Eni, da direção estadual do MST em Minas Gerais.
A Polícia Militar foi acionada por volta de 6h e acompanha a situação. Conforme a corporação, a situação é tranquila e não houve confrontos.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.