O escritor mineiro e membro da Academia Mineira de Letras, Rui Mourão, morreu em Belo Horizonte, na madrugada deste domingo (18). O professor, pesquisador e crítico literário tinha 96 anos e sofria de insufiência cardiáca.
Rui era ocupante da cadeira de número 31 da AML, fundada por Machado Sobrinho, que tem como Lucindo Filho (1847–1896). Já foi ocupada, historicamente, por Salles Oliveira, Manoel Casasanta, Waldemar Pequeno e Luís Carlos de Portilho.
“Rui Mourão figura entre os mais proeminentes romancistas mineiros, desde a publicação de ‘As Raízes’, em 1956, até o mais recente experimento de autoficção, lançado em 2008, ‘Quando os demônios descem o morro’. Foi um dos fundadores da revista Tendencia, professor universitário no Brasil e nos Estados Unidos, além de diretor do Museu da Inconfidência de Ouro Preto, por mais de duas décadas. Era membro da Academia Mineira de Letras desde 2009. Sua vida plena de realizações deixa um precioso legado à cultura brasileira”, afirmou o presidente da Academia Mineira de Letras, Jacyntho Lins Brandão
O velório será nesta segunda-feira (19), das 8h30 às 11h30, no Cemitério do Bonfim, em Belo Horizonte.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.