Belo Horizonte foi atingida por um temporal na noite desta terça-feira (23). A chuva forte provocou alagamentos, queda de árvores, interdição de vias e ainda pessoas ilhadas em diferentes pontos da capital mineira.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva forte causa três ocorrências de pessoas ilhadas, sendo que em um deles há 15 moradores presos dentro de residências na Avenida Ministro Oliveira Salazar, no bairro Santa Mônica.
Os Bombeiros informaram ainda que há quatro ocorrência de sabamento e desmoranamento em Belo Horizonte e Contagem.
De acordo com a BHTrans, as avenidas Heráclito Mourão de Miranda e Vilarinho foram fechadas por risco de transbordamento de córregos.
Conforme a Defesa Civil de BH, carros foram arrastados pela força da água na Avenida Cônsul Antônio Cadar e Avenida Prudente de Morais, nos bairros São Bento e Santa Lúcia, na Região Centro-Sul da capital mineira.
Avenida Cônsul Antônio Cadar, no bairro Santa Lúcia, na Região Centro-Sul de BH, foi completamente coberta pela água durante temporal. pic.twitter.com/ligJzIhVux
— Por Dentro de Minas (@pordentrodemg) January 24, 2024
Alerta
A Defesa Civil chegou a emitir um alerta para pancadas de chuva de 20 a 40mm com raios e rajadas de vento em torno de 50km/h até às 8h de quarta (24).
Recomendações durante a chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.