A pesquisa por voz no Google ou o controle de voz no carro não surpreende mais ninguém – estamos acostumados com essas tecnologias. Eles economizam tempo e tornam a vida mais confortável. Mas a tecnologia do Transkriptor inclui muito mais recursos: otimização de processos de negócios, análise de campanhas de marketing e aumento de vendas. Como funciona o reconhecimento de fala e como aplicá-lo nos negócios – leia o artigo.
O que é reconhecimento de fala?
Um sistema de reconhecimento de fala é uma tecnologia com a qual a fala humana pode ser transformada em texto. Ele pode funcionar de forma autônoma ou aprender os recursos de pronúncia de um usuário específico.
O reconhecimento de voz faz parte da tecnologia de reconhecimento de fala. A identificação do palestrante é usada durante a verificação biométrica para restringir o acesso a arquivos pessoais. O sistema lembra a voz de uma pessoa e a distingue de outras vozes.
A tecnologia de reconhecimento de fala, ou áudio para texto, surgiu no final do século passado, mas os programas aprenderam a converter qualitativamente a fala humana em texto apenas na década de 2000 – com o desenvolvimento de tecnologias de TI e aprendizado de máquina. Hoje, os sistemas de reconhecimento de fala são amplamente utilizados na vida cotidiana e nos negócios, porque economizam recursos significativamente.
Como funciona a tecnologia?
Este é um algoritmo complexo de vários estágios, por isso tentaremos descrever o princípio geral de operação. Se você disser à pesquisa por voz “Victor Hugo”, o telefone não ouvirá o nome do famoso escritor, mas sim um sinal sonoro sem limites claros. Com base neste sinal contínuo, o sistema reconstrói a frase reproduzida por uma pessoa da seguinte forma:
- Primeiro, o dispositivo grava uma solicitação de voz e a rede neural analisa o fluxo de fala. Uma onda sonora é dividida em fragmentos – fonemas.
- A rede neural então acessa seus modelos e combina os fonemas com uma letra, sílaba ou palavra. A seguir, é formada uma ordem a partir das palavras conhecidas pelo programa, e ele insere palavras desconhecidas de acordo com o contexto. O resultado da combinação das informações dessas duas etapas é a tradução da fala em texto.
No início do desenvolvimento, o processo de fala em texto consistia em um modelo acústico elementar – a fala humana era comparada com padrões. Mas a quantidade de dicionários do sistema não era suficiente para um reconhecimento preciso: o programa muitas vezes cometia erros.
Graças à capacidade de aprendizagem das redes neurais, a qualidade do reconhecimento de fala aumentou significativamente. O algoritmo conhece a sequência típica de palavras na fala ao vivo e pode perceber a estrutura da linguagem – é assim que funciona o modelo de linguagem. E cada nova informação de voz processada afeta a qualidade do processamento da próxima, reduzindo o número de erros.
Onde o algoritmo é usado?
A tecnologia de reconhecimento de voz permite-nos procurar as informações necessárias e criar um percurso através do navegador. Aqui estão algumas outras áreas onde o uso do Speech-to-Text tornou a vida mais fácil:
- Telefonia. A tecnologia economiza não só o tempo de quem liga, mas também os recursos da empresa. Usando discagem por voz e um robô, os clientes podem fazer pedidos de mercadorias, responder pesquisas e receber conselhos sem a participação de gestores.
- Eletrodomésticos e computador pessoal. Hoje você pode controlar vários dispositivos com sua voz: interruptores, sistemas de iluminação e gadgets. Você pode treinar seu computador para reconhecer sua voz (com sistemas Windows e Mac)
- Medicina. Os desenvolvedores criaram um sistema baseado em inteligência artificial que preenche documentos médicos enquanto o médico dita as informações durante o exame.
Como o reconhecimento de fala é usado nos negócios?
O reconhecimento de fala permite automatizar muitos processos de negócios, desde controle de vendas e atendimento ao cliente até proteção contra fraudadores.
Com essa tecnologia, a análise das conversas telefônicas com os clientes ficou mais fácil e barata: o sistema registra automaticamente as ligações e coleta dados para aumentar a conversão.
Por exemplo, este sistema de análise de falaitiki ajuda você a descobrir quais concorrentes são seus clientes com mais frequência compare o seu com o produto. Você cria tags para menções de concorrentes, analisa relatórios de conversas e entende como melhorar sua estratégia de marketing. Você também pode analisar o trabalho dos funcionários – marcar palavras irrelevantes, monitorar o cumprimento dos scripts de vendas. Se precisar transcrever a fala de um vídeo, você pode baixar um arquivo de áudio dele e carregá-lo em um serviço de análise de fala. É importante que a fala no vídeo seja clara, por isso use um microfone ao falar no vídeo.
Outra área em que a análise de fala ajuda no desenvolvimento de negócios são os sistemas de voz interativos. É uma ferramenta indispensável na gestão de call centers. O Speech-to-Text reconhece a fala do cliente e o robô de voz seleciona automaticamente as informações necessárias para atender ou transfere a chamada para um operador. A tecnologia reduz o número de chamadas abandonadas, pois muitas pessoas não têm tempo ou não conseguem apertar botões no menu de voz.
Os serviços de controle de atendimento não precisam realizar pesquisas adicionais: isso pode ser feito automaticamente e depois analisar os relatórios. As equipes de segurança bancária usam análise de fala para proteger os dados pessoais dos clientes.
Conclusão
A tecnologia de voz para texto simplifica as tarefas diárias e ajuda a avançar em muitos campos profissionais. Nos negócios, o Speech-to-Text é usado para interagir de forma eficaz com os clientes e processar rapidamente grandes quantidades de dados. Os robôs analíticos e de voz reduzem custos, aumentam a fatura média e estudam as reais necessidades dos clientes. A análise de fala automatiza o controle de chamadas e economiza tempo. Você aumenta a conversão de vendas, melhora a qualidade do atendimento e recebe feedback do mercado em linguagem compreensível.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.