O transporte público por ônibus é uma das principais formas de locomoção em Belo Horizonte. No entanto, a qualidade do serviço prestado pelas linhas de ônibus da capital mineira é motivo de reclamação constante por parte dos usuários.
Segundo dados da Prefeitura de Belo Horizonte, mais de 19 mil reclamações foram registradas no canais do munícipio – WhatsApp e BH Digital – entre os dia 8 de julho de 2023 e 31 de outubro de 2023. Ou seja, uma média superior a 165 reclamações por dia.
Ainda conforme a PBH, as 10 piores linhas de ônibus da cidade em número de reclamações são:
- 806 (Estação São Gabriel/Vista do Sol Via Nazaré)
- 815 (Estação São Gabriel/Conjunto Paulo VI)
- 5250 (Estação Pampulha/Betânia)
- 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais)
- 5107 (Estação Pampulha/Savassi)
- 808 (Estação São Gabriel/Paulo VI)
- 8001A (Santa Ines/BH Shopping)
- 5201 (Dona Clara/Buritis)
- 62 (Estação Venda Nova/Savassi)
- 9250 (Caetano Furquim/Nova Cintra Via Savassi)
As reclamações mais comuns sobre essas linhas são:
- Descumprimento do quadro de horário;
- Funcionamento do ar-condicionado;
- Estado de conservação do veículo;
- Descumprimento de ponto de embarque/desembarque;
- Comportamento inadequado do motorista/agente de bordo.
A falta de qualidade do transporte público de Belo Horizonte tem um impacto negativo na vida dos usuários. Os atrasos e a superlotação dificultam o deslocamento dos passageiros, prejudicando o acesso ao trabalho, à escola e aos serviços essenciais. Além disso, o mau comportamento dos motoristas pode colocar em risco a segurança dos passageiros.
Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que “de julho a outubro, foram 19 mil registros dos usuários e, no mesmo período, o Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte transportou um total de 92.760.905 passageiros. Neste contexto, as 19.163 reclamações representam 0,021% dos 92 milhões passageiros registrados entre os meses citados”.
“Importante ressaltar que a participação dos passageiros com solicitações, sugestões e reclamações contribuem para a melhoria da operação do transporte, ajudando a direcionar ações e ajustes na operação diária do sistema”, finalizou nota da PBH.
A reportagem do Por Dentro de Minas procurou o SetraBH e aguarda retorno.