Nesta quarta-feira (8/11), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) Uberaba, composta pelas polícias Federal (PF), Civil de Minas Gerais (PCMG) e Militar (PMMG), desencadeou a operação Contra-Ataque, resultando, até o momento, em 15 prisões preventivas e no cumprimento de 34 mandados de busca e apreensão. A ação policial visa reprimir uma facção criminosa voltada para o tráfico de drogas e crimes violentos atuante na região do Triângulo Mineiro.
As medidas cautelares foram executadas nas cidades mineiras de Uberaba, Uberlândia e Conceição das Alagoas, bem como em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo. Em endereços dos alvos foram apreendidas drogas, armas, dispositivos móveis e documentação contábil. A Justiça também deferiu o sequestro de oito imóveis e bloqueio de bens e valores provenientes das atividades criminosas, totalizando um montante que pode chegar a R$ 4 milhões.
Conforme informado em coletiva de imprensa, o trabalho investigativo realizado pela Ficco Uberaba teve início com uma expressiva apreensão de maconha e outras substâncias entorpecentes. Em seguida, as apurações partiram para a identificação dos integrantes do grupo criminoso, assim como o levantamento patrimonial da organização, com foco na sua desarticulação e descapitalização do poderio econômico.
No curso das investigações, foi observado que os suspeitos se valiam de um sistema de lavagem de dinheiro, utilizando contas de terceiros, que também foram identificadas e bloqueadas.
O delegado Eduardo Alves Garcia, lotado na Delegacia Regional em Uberaba / 5º Departamento de Polícia Civil, ressaltou a importância do trabalho realizado pela Força Integrada. “Combater o crime organizado exige-se técnicas de qualidade, principalmente técnicas de investigação financeira. E para nós essa sinergia existente na Ficco é o que fez da operação de hoje ser bastante exitosa”, destacou ao informar que pela PCMG ainda houve a participação da Coordenação Aerotática (CAT).
As investigações prosseguem para a análise do material levantado, bem como localizar os demais mais alvos que estão com mandados em aberto.
Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de tráfico de drogas, associação ao tráfico e organização criminosa.
GRUPO COM NOTÍCIAS DO POR DENTRO DE MINAS NO WHATSAPP
Gostaria de receber notícias como essa e o melhor do Por Dentro de Minas no conforto por WhatsApp. Entre em grupos de últimas notícias, informações do trânsito da BR-381, BR-040, BR-262, Anel Rodoviário e esportes.
Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Acompanhe o Por Dentro de Minas no YouTube
Assista aos melhores vídeos com as últimas notícias de Belo Horizonte e Minas Gerais. Informações em tempo real.