Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Cachoeira do Tabuleiro é interditada por risco de deslocamento de rochas em Conceição do Mato Dentro

Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro - Foto: Henrique Cunha/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro/Divulgação

Cachoeira do Tabuleiro em Conceição do Mato Dentro - Foto: Henrique Cunha/Prefeitura de Conceição do Mato Dentro/Divulgação

O poço da cachoeira do Tabuleiro, localizada na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Tabuleiro, em Conceição do Mato Dentro, na Região Central de Minas Gerais, foi interditada. A medida de interdição ocorreu na última segunda-feira (13).

Segundo a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, o local ficará interditado por tempo indeterminado por causa do risco de deslocamento de rochas após a vistoria realizada na cachoeira.

A visitação na parte alta da cachoeira está aberta ao público, respeitando as condições climáticas no local. Não há previsão de fechamento desta área.

O que diz a prefeitura de Conceição do Mato Dentro

“A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro informa aos moradores e turistas que o poço da cachoeira do Tabuleiro – parte baixa – localizada na Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Tabuleiro, passa por uma interdição de emergência e estará fechado para visitação e banho por tempo indeterminado.

Comunicamos que, após vistorias e levantamentos técnicos realizados nos paredões da área da cachoeira do Tabuleiro e por meio de análises geotécnicas e pareceres emitidos por empresa especializada contratada pela Prefeitura de Conceição do Mato Dentro, o poço da parte baixa da Cachoeira do Tabuleiro será fechado por tempo indeterminado para realização de intervenções em áreas de potencial deslocamento de rochas. Apesar da consciência do risco inerente em toda e qualquer atividade turística realizada em área natural, principalmente em áreas como cachoeiras e trilhas que percorrem encostas rochosas de alta declividade, medidas que ampliam a segurança do visitante devem ser tomadas e tal decisão, como o fechamento da cachoeira, se configura como uma das etapas de anulação do risco.

Vale destacar que o ambiente geológico natural da cachoeira do Tabuleiro tem processos de movimentos gravitacionais de massa complexos, intensos, dinâmicos e com evolução quase que diária.

Comunicamos também que a visitação na parte alta será mantida, respeitando a capacidade de carga e as condições climáticas. Por enquanto não há previsão de fechamento desta área, mas isso pode mudar caso haja risco ao visitante destacado pela empresa que nos assessora.

Assim que o atrativo for liberado será feita a comunicação por meio dos canais da prefeitura.”

Comentários
Sair da versão mobile