Ícone do site Por Dentro de Minas (MG)

Traficante espanhol procurado pela Interpol é preso em Rio Pomba (MG)

Operação combate fraudes eletrônicas contra Caixa Econômica Federal - Foto: Divulgação/PF

Operação combate fraudes eletrônicas contra Caixa Econômica Federal - Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta terça-feira (31) em Rio Pomba, na Zona da Mata mineira, um traficante espanhol procurado pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol).

De acordo com a PF, o homem de 59 anos estava foragido e havia sido condenado no país dele por tráfico de drogas. Ele morava em Valencia e foi descoberto que na residência era um laboratório clandestino de processamento cocaína após o local ser atingido por um incêndio.

A Interpol publicou um alerta vermelho internacional em 1º de fevereiro de 2019, em razão de condenação da justiça ibérica a 3 anos de prisão pelo crime de tráfico ilícito de entorpecentes.

Após investigação, foi descoberto que o foragido espanhol estava homiziado no Brasil e representou, em 2021 perante ao Supremo Tribunal Federal – STF, por sua prisão preventiva. Naquela ocasião, a prisão preventiva foi convertida pelo próprio STF em prisão domiciliar, com imposição de medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica.

Tramitado o processo de extradição, o STF deferiu sua extradição e expediu mandado de prisão contra o espanhol, para que se conclua nos próximos dias sua efetiva entrega aos policiais espanhóis, conforme requerido pelo Estado Espanhol, para que cumpra naquele país a pena que lhe fora imposta.

Comentários
Sair da versão mobile